Conjunções - Atividade complementar do 2º Bimestre 9º ano (Períodos Compostos por Coordenação)
EF09LP04A - Compreender o uso de períodos compostos por orações coordenadas e subordinadas, de acordo com a norma-padrão gramatical, em funcionamento no texto.
EF09LP08A - Identificar, em textos de diferentes gêneros, a relação que
conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que
conectam.
EF09LP08B - Utilizar, em textos de diferentes gêneros, conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas, para estabelecimento de conexão entre orações.
EF69LP33 - Articular o verbal com os
esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático – infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração etc. – e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto discursivo, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão desses textos e analisar as características das multissemioses e dos gêneros em questão.
EF69LP34 - Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações.
EF69LP56 - Fazer uso consciente e
reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação de produção
EF89LP05 - Analisar o efeito de sentido provocados pelo uso, em textos, de formas de apropriação textual (paráfrases, citações, discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre).
EF89LP06A - Reconhecer o uso de
recursos persuasivos em diferentes textos argumentativos.
EF89LP06B - Analisar efeitos de sentido referentes ao uso de recursos persuasivos em textos argumentativos.
EF89LP33B - Compreender textos de gêneros variados, selecionando estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos.
EF89LP33C - Analisar as características dos gêneros textuais e suportes.
EF89LP37 - Analisar os efeitos de sentido provocados pelo uso de figuras de linguagem (ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, por exemplo) em textos de diferentes gêneros.
EF69LP07B - Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e 00,circulação.
Comentários
Postar um comentário