Atividade Complementar do 2º Bimestre 9ºano - gramática 1
Atividade Complementar do 2º Bimestre
GRAMÁTICA/Morfossintaxe
Conteúdo: Predicado Nominal e Verbo de Ligação - Análise
linguística/
semiótica
Habilidades: Compreender a estrutura do predicado nominal; analisar os verbos de acordo com seu valor semântico
EF09LP06A - Localizar, em textos lidos, o
efeito de sentido do uso dos verbos de
ligação (ser, estar, ficar, parecer,
permanecer, entre outros).
EF09LP06B - Diferenciar, em textos lidos,
o efeito de sentido do uso dos verbos de
ligação.
Atividade Complementar do 2º Bimestre
GRAMÁTICA
RELEMBRANDO...
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1. Leia estes períodos:
I. "[...] promova a coleta seletiva (de lixo seco) e a compostagem [...]."
II. "Faça a conta e veja se o seu município tem cobertura vegetal suficiente [...].
III. " A relação custo-benefício de um projeto de arborização urbana é das mais vantajosas [...]."
a) Destaque os verbos em cada um dos trechos.
b) No caderno, separe os verbos indicados em três grupos:
1. verbos que indicam ação ou atividade, ou seja, aqueles que indicam que alguém faz algo;
2. verbos que indicam processo, mostram o que acontece;
3. verbos que indicam um estado.
c) Em qual dos grupos os verbos apenas estabelecem uma relação direta entre o sujeito e uma característica dele?
d) No período destacado em III, identifique o sujeito e o predicado.
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e) Observe o predicado. Quanto à informação que cada elemento apresenta, que palavra ou expressão é mais importante, ou seja, é o núcleo?
O verbo SER funciona como uma verbo de ligação quando indica um estado e apenas relaciona o sujeito a uma característica ou propriedade. Em "A relação custo-benefício de um projeto de arborização urbana é das mais vantajosas [...]", o verbo (é) liga o sujeito (A relação custo-benefício de um projeto de arborização urbana") à sua característica ("das mais vantajosas"). Como o núcleo do predicado não é o verbo de ligação, e sim uma expressão que tem valor adjetivo, o predicado é chamado nominal.
[A relação custo-benefício de um projeto de arborização urbana] SUJEITO
[é ] VERBO DE LIGAÇÃO
[das mais vantajosas] PREDICADO NOMINAL
2. Leia estes outros períodos:
I. "[...] todos vocês já sabiam desde a época de campanha - antes até - que a situação era difícil."
II. "Se escolherem o caminho da sustentabilidade, a chance de dar certo é maior.
a) Transcreva no caderno as orações destacadas. Identifique os verbos usados.
b) Em cada oração, indique o sujeito e o predicado.
c) Observe os verbos usados nos predicados. quais deles indicam uma ação, um acontecimento e quais indicam um estado, ou seja, ligam o sujeito a uma característica sua?
d) Em cada predicado, que parte constitui o núcleo?
e) Com base nos itens anteriores, classifique cada predicado em nominal e verbal.
f) No caso dos predicados nominais, destaque a palavra ou expressão que concentra a informação mais importante e indica uma característica relacionada com o sujeito.
No predicado nominal, o núcleo exerce a função de predicativo do sujeito, termo que caracteriza o sujeito e se relaciona com ele por um verbo de ligação. Veja o exemplo:
[A situação] Sujeito[ era ] verbo de ligação[difícil] Predicado[era difícil] Predicado Nominal
3. Leia este fragmento de reportagem, sobre uma exposição de Vik Muniz no Rio de Janeiro, em 2020.
a) Compare os dois trechos e responda às questões.
I. "Vik Muniz é o criador daquelas peças."
II. "Não parece uma exposição de um artista só."
- Os verbos indicam ação, processo ou estado? justifique sua resposta.
- Em qual trecho se expressa uma opinião sobre a aparência de algo?
- Em qual trecho o verbo indica um estado permanente relacionado ao sujeito da oração?
b) Observe: "A bola está murcha, mas é de bronze".
- Identifique o sujeito e o predicado de cada oração.
- Que verbo indica como o sujeito se apresenta momentaneamente e que verbo indica uma característica permanente?
- Com base no que observou, explique como os verbos ajudam a reforçar o contraste produzido.
4) Leia a seguir, a linha fina de uma notícia sobre a coleta de lixo realizada em Curitiba (PR).
Na outrora capital ecológica, coleta e transporte de resíduos seguem a mesma modelagem há décadas. Licitação para modernizar sistema será lançada neste ano, diz prefeitura, enquanto concorrência para a coleta permanece suspensa
gazetadopovo.com.br
(outrora= antigamente)
a) A coleta de lixo na cidade é descrita de forma positiva? Explique sua resposta.
b) Com base no verbo em destaque, o que se pode concluir sobre a concorrência entre empresas para a coleta de lixo cidade?
Verbos como estar, ficar, parecer, permanecer e continuar também podem funcionar como verbos de ligação. Cada um deles produz diferentes efeitos de sentido nas orações e nos textos, indicando estados transitórios, permanentes, aparentes, durativos etc.
5) Reescreva a oração "A bola está murcha [...]" a fim de expressar diferentes efeitos de sentido: estado permanente; estado durativo; estado aparente.
6) Leia o trecho de uma notícia e responda às questões.
a) Se, no início do trecho, houvesse apenas "O plástico permanente por anos, já que não é biodegradável ou digerível", o fragmento seria plenamente compreendido? Por quê?
b) Compare:
I. "A concorrência para a coleta de lixo permanece suspensa em Curitiba."
II. "O plástico permanece nos mares por anos."
- Em qual frase o verbo é de ligação? Em qual é o núcleo do predicado?
"RIO - Ele está em casa. No dia em questão, na casa dos pais, dona Celeste e seu Vicente. Em frente a um prato de feijão e arroz, salada e filé de frango, Vik Muniz é Vicentinho, nascidos Vicente José de Oliveira Muniz."
a) Em "Ele está em casa", o termo "em casa" completa a ideia expressa pelo verbo? Explique.
b) Compare:
I. "Ele está em casa".
II. " A estrutura da arte contemporânea está engessada [...]"
- Em que trecho o verbo forma um predicado nominal? Por que?
- Em que trecho o verbo indica um processo e é o núcleo do predicado?
- Com base no que observou, formule uma conclusão sobre o uso do verbo estar em diferentes contextos
Em "Ele está em casa", o verbo estar não funciona como um verbo de ligação, pois a expressão "em casa" não caracteriza o sujeito, mas indica uma circunstância de lugar. Isso também acontece em "O plástico permanece ali", em que ali, que retoma "nos mares", indica uma circunstância de lugar que se relaciona com o sentido do verbo permanecer. Quando o verbo funcionar desse modo, ligado a uma circunstância de lugar, por exemplo, será considerado intransitivo e formará um predicado verbal.
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