Eletiva: Quem não se comunica de fora fica!


TEMA GERADOR
A comunicação social construída através das manifestações artísticas, históricas e literárias embasada no Projeto de Vida dos alunos.
PÚBLICO ALVO
Alunos do Ensino Fundamental da Escola de Ensino Integral, 8º e 9º anos
ÁREA DE CONHECIMENTO
  • Arte
  • História
  • Língua Portuguesa

PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO
1º semestre de 2019
EMENTA
Esta eletiva objetiva desenvolver as habilidades necessárias para a compreensão dos meios de comunicação de massa como difusor de conhecimento. Com base nesse conceito os alunos terão acesso ao conteúdo de artes, história, linguagens,literatura e teoria da comunicação. Os trabalhos serão realizados levando em consideração a construção de valores desejáveis para a promoção do Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida. Esta eletiva compactua com o Programa Ensino Integral visto que apóia a construção de relações sociais, desenvolve a autonomia e a solidariedade, respeito às diferenças e prima para o advento e a concretização dos 4 pilares da educação: aprender a conviver, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a ser. A arte é um poderoso meio de comunicação, servindo com uma rede de possibilidades para levar uma mensagem para o público, seja de forma mais racional ou emotiva, através de recursos visuais ou audiovisuais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
LÍNGUA PORTUGUESA:
Meios de comunicação verbal, não verbal e mista.
Gêneros literários: poesia e texto teatral.
Leitura, escrita e oralidade.
Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução e pausa.
Interpretação de texto.
A língua e a construção psicossocial no indivíduo.
HISTÓRIA:
A importância da Arte na comunicação.
História da Arte.
O uso das mídias digitais nos dias de hoje.
METODOLOGIA DE ENSINO:
Sensibilização dos alunos. Apresentação da eletiva e seu objetivo. Aulas expositivas sobre a História da Arte e produção textual nos mais diversos gêneros. Exibição e discussão de vídeos retirados do youtube sobre os temas abordados. Organização da turma em equipes de trabalho, com orientação sobre as possibilidades de produções artísticas. Tentaremos a visita de um digital influencer para relatar a sua experiência. Ressaltamos que a atividade será previamente informadas a Equipe Gestora da UE. RECURSOS: Equipamento de filmagem e som. Celular. Acesso à internet. Uso da sala multimídia. Uso da sala de informática. Pen drives.

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM:
Observação em sala da participação dos alunos nas aulas e no processo. Verificação dos registros das explicações e textos complementares. Participação das atividades promovidas em sala de aula. produção de trabalhos audiovisuais. Avaliação de forma qualitativa: Assiduidade e participação de cada aluno nas aulas teóricas e práticas. Avaliação de forma quantitativa: Trabalho em grupos e individuais. Autoavaliação Recuperação contínua

RESULTADOS ESPERADOS
Aproveitamento de Notas: espera-se alcançar 10% no Avançado, 60% no Adequado e 30% no Básico. Assiduidade: Espera-se alcançar 90%.
Base comum: A Ementa foi construída com base nos Projetos de Vida dos alunos e tendo como Norte as disciplinas de Língua Portuguesa e História, analisamos as Competências e Habilidades que se enquadram na proposta aqui desenvolvida, a análise e contemplação de tais habilidades serão verificadas através dos instrumentos e critérios mencionados acima. Pretende-se alcançar cerca de 80% dos objetivos propostos nesta ementa no primeiro semestre e atingir cerca de 5% no avanço de ensino aprendizagem em níveis de proficiências dos discentes através das atividades desenvolvidas no decorrer desta eletiva.

HABILIDADES / COMPETÊNCIAS
EF 69 AR 05 Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística ( desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance e etc).
EF 05 HI 06 Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a eles.

EF 08 LP 04 Utilizar ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais; ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação e etc.
Primeira Atividade
Agora, assista ao clipe "Comida" do grupo Titãs, leia a letra da música e faça uma reflexão a respeito do Tema.
Depois assista a esse vlog e analise se o que você refletiu faz sentido!
https://youtu.be/ZJYwOvE_K44


Resultado de imagem para comunicação social



Resultado de imagem para comunicação e artesPesquisa em grupo
Cada grupo deve pesquisar os seguintes temas e montar uma apresentação para a próxima aula de eletiva:

  1. Tipos de linguagem.
  2. Linguagem e Língua.
  3. Para que serve a linguagem.
  4. Meios de Comunicação.
  5. A linguagem e o tempo.
  6. A importância da palavra na comunicação humana.
Resultado de imagem para comunicação e artes

Atividade dos alunos:




Comentários

  1. Olá, eu vou fazer uma eletiva parecida com a sua e a ideia é ensinar aos alunos a arte de se comunicar, perder o medo de falar, apresentar trabalhos na escola etc. Como foi sua culminância?
    Não consigo acessar no blog.
    Sou professora de Língua portuguesa dos anos finais. Eletiva de 7º ano.
    Meu nome é Débora.
    Bjus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Frase, Oração e Período - Exercícios

Exercícios de Vírgula (9° ano)