Atividades sobre Letras e Fonemas 7ºano
1. Leia.
Fabricação caseira
[..]Amor subindo pela chaminé do fogão,
guardado em caixas de costura
enrolado em meadas de seda cor-de-rosa.
Amor de piaçaba varrendo o chão de andar,
amor que mora na cozinha e no quarto
e cheira a casa inteira de cafezinho novo.
Amor que mantém o fogo aceso o dia todo [...]
AMARANTE, Wania. Quarto de costura. São Paulo: FTD, 2013. p. 9.
a) Releia.
"Amor subindo pela chaminé do fogão, guardado em caixas de costura"
b) Nas palavras chaminé e caixas, as letras ch e x possuem:
( ) o mesmo som
( ) sons diferentes
c) Portanto, ch e x representam:
( ) o mesmo fonema
( ) fonemas diferentes
d) Escreva duas outras palavras do poema que apresentam letras com o mesmo som de x em caixas.
________________________________________________________
e) Agora complete as palavras com x ou ch. Veja os exemplos.
I. chaminé - ca__imbo - __eque - ma__ucado - pi__ar.
II. faixa - bai__o - dei__ar - frou__o - cai__a.
III. enxergar - en__oval - en__ugar - en__urrada - en__ame.
IV. mexerico - me__icana - me__eriqueiro - me__ilhão - me__er.
2. Conclua.
a) Em I - todas as palavras são escritas com as letras ____.
b) Em II - após ditongos (ai, ei, ou ...), as palavras devem ser escritas com a letra ___.
c) Em III - após a sílaba inicial en, as palavras devem ser escritas com a letra ___.
d) Em IV - após a sílaba inicial me, as palavras devem ser escritas com ___.
3. Releia.
"amor que mora na cozinha e no quarto e cheira a casa inteira de cafezinho novo."
a) Nas palavras cozinha e casa, as letras z e s possuem
( ) o mesmo som.
( ) sons diferentes.
b) Portanto, z e s representam:
( ) o mesmo fonema.
( ) fonemas diferentes.
c) Escreva outras palavras do poema em que as letras s e z representam o mesmo fonema /z/.
___________________________________________________________________________________________________
d) Agora escreva palavras do poema em que as letras s - ç - c representam o mesmo fonema /s/.
_______________________________________________________________
4. Leia.
- complete com a palavra da tira. Depois escreva o antônimo e leia.
Você fez um _________ negócio!
mau é o contrário de bom
O Cascão ficou mal-humorado.
O Cascão ficou bem-humorado.
mal é o contrário de bem
5. Complete as frases com mau ou mal. Na dúvida, substitua por bem ou bom.
a) Você está _____-humorado hoje. Aconteceu alguma coisa?
b) Marcelo não conseguiu vencer o campeonato porque foi ____ orientado.
c) O ______ tempo impediu a decolagem do avião na hora prevista.
d) O nadador obteve um _____ resultado na competição.
6. Complete.
Adjetivos
masculino | feminino I. que é cheio de bondade|___________________|________________
II. que tem muito poder |___________________|________________
III. que provoca pavor |____________________|_______________
IV. que tem coragem |___________________|_______________
- O que se pode concluir sobre a escrita dessa terminação, -oso (-osa)?
7. Complete com s, ss, ç, sç, sc ou x
hortên__ia
e___tremo
ob__e__ão
trou__e
cre__am
acre__entar
cadar__o
aniver__ário
a) Agora procure essas palavras no dicionário e confira as suas respostas.
b) Leia as palavras que você completou. Nessas palavras, as letras s, ss, ç, sç, sc, e x representam o mesmo fonema: ___
8. Leia e complete
Adjetivo: magro
- Substantivo derivado escrito com -eza _______________________
- Substantivo derivado escrito com -eza _______________________
- Adjetivo derivado escrito com - esa ________________________
- Adjetivo derivado escrito com -esa ______________________
pesquisa - legal - útil - canal - paralisia - análise - deslize - revisão - aviso - civil
Verbos terminados em -isar Verbos terminados em -izar
- Agora complete.
Palavras primitiva sem -is ↦ verbos terminados em ___________________
10. Complete as palavras seguintes, procurando memorizar a escrita com g ou j. (As letras G e J terão a mesma pronúncia quando forem seguidas das vogais E ou I).
J
_eito
gor__eta
__iu-__ítsu
G
__esto
__en__iva
ti__ela
Fonte: Giacomozzi, Gilio. Descobrindo a gramática: Lingua Portuguesa, 7º ano/ Gilio Giacomozzi, Gildate Valério, Cláudai Molinari Reda. - São Paulo: FTD, 2006. P. 13 - 16.
terminei professora patricia
ResponderExcluirterminei professora patricia
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