Aula 5 e 6 - 9º ano - 2º Bimestre




O que as palavras estão dizendo? Partes 1 e 2 

Conteúdo:
  • Conotação e denotação em poemas; 
  • Sentido literal e sentido figurado.
Objetivos:
  •  Ler poemas;
  • Identificar efeitos de sentido;
  • Observar marcas típicas da construção da linguagem poética;
  • Analisar exemplos de linguagem conotativa e denotativa em poemas. 

Para começar – Assista ao vídeo  “Guernica: a arte e guerra - uma história em 5 minutos #19” e depois leia o poema que segue.







Agora Responda:

 1. Como o poema "A Guerra ", de Fernando Pessoa, sob o heterônimo de Alberto Caeiro, e a pintura "Guernica", de Pablo Picasso, refletem as visões críticas dos artistas sobre a guerra e o impacto que ela tem na humanidade? Considere como cada obra utiliza sua forma artística para transmitir mensagens sobre os efeitos dos conflitos.


https://wordwall.net/resource/76688754/qual-%c3%a9-a-figura-de-linguagem


2.  Qual das opções abaixo NÃO é uma característica recorrente em poemas? 

a. (   ) Uso de versos e estrofes.

b. (   ) Linguagem conotativa e uso de figuras de linguagem.

c. (   ) Texto em prosa com parágrafos organizados.

d. (   ) Ritmo que pode ou não seguir um padrão de métrica. 


3. Qual das seguintes opções descreve corretamente a conotação?

A. (   ) O significado literal e objetivo de uma palavra. 

B. (   ) O significado adicional e simbólico que uma palavra pode ter.

C. (   ) O uso de palavras em um contexto técnico, preciso e direto. 

D. (   ) A definição de uma palavra encontrada no dicionário. 

4. Leia e responda:

https://www.letras.mus.br/legiao-urbana/46981/



5. Como a compreensão das diferenças entre conotação e denotação pode influenciar a interpretação de um poema?

6. Qual a importância de questionar as realidades sociais e históricas e por meio da linguagem artística?

7. Agora faça as páginas 36 até 47 do Livro do Estudante - volume 2.







GABARITO

1. Poema "A Guerra" de Alberto Caeiro (Fernando Pessoa)

  • Crítica à Guerra: O poema apresenta a guerra como um ato fútil e destrutivo. Critica o desejo humano de alterar a ordem natural através da violência, destacando as consequências negativas dessas ações.
  • Reflexão Filosófica: Caeiro usa o poema para refletir sobre a futilidade da guerra e a condição humana. Ele sugere que a guerra, que visa trazer mudanças, acaba levando à morte, provando sua falsidade e o erro no desejo humano de alterar a natureza.
  • Recursos Poéticos: O poema emprega várias figuras de linguagem, como paradoxo, metáfora e personificação, para transmitir sua mensagem. Por exemplo, o verso "A morte é o desprezo do Universo por nós" usa a personificação para retratar a morte como o desprezo do universo pela humanidade.

Pintura "Guernica" de Pablo Picasso

  • Representação Visual dos Horrores da Guerra: "Guernica" é uma poderosa crítica visual à guerra, especificamente ao bombardeio da cidade de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola. Picasso usa imagens distorcidas e expressivas para retratar o caos, o sofrimento e a destruição causados pelo conflito.
  • Simbolismo e Emoção: A pintura está repleta de elementos simbólicos, como o touro e o cavalo, que representam diferentes aspectos da tragédia. O uso de tons monocromáticos e formas fragmentadas aumenta o impacto emocional, transmitindo a dor e o horror vividos pelas vítimas.
  • Técnica Artística: O uso do cubismo e do surrealismo por Picasso em "Guernica" permite que ele desmonte e remonte a realidade, criando um efeito poderoso e desorientador que espelha o caos da guerra.

Temas Comuns

  • Crítica às Ações Humanas: Ambas as obras criticam a tendência humana de se envolver em guerras e violência, questionando a validade e a moralidade dessas ações.
  • Impacto na Humanidade: Elas destacam os efeitos devastadores da guerra sobre os indivíduos e a sociedade, enfatizando a perda, o sofrimento e a destruição resultantes dos conflitos.
  • Expressão Artística: Cada artista usa seu respectivo meio—poesia e pintura—para transmitir mensagens filosóficas e emocionais profundas sobre a natureza da guerra e seu impacto na humanidade.

Essas obras, através de suas distintas formas de expressão artística, fornecem uma crítica profunda à guerra e suas consequências, instigando o público a refletir sobre a futilidade e a destrutividade dos conflitos humanos.

2. C

3. B

4. Semelhanças: 

  • Ambos os textos expressam uma visão crítica sobre a guerra, questionando seu propósito e os resultados que ela traz. 
  • Há uma sensação de futilidade e perda em ambos, refletindo a ideia de que a guerra destrói vidas sem um propósito claro.

Diferenças:

  • Fernando Pessoa aborda a guerra de uma perspectiva mais filosófica, criticando-a como um erro, uma tentativa fútil de alterar o curso natural das coisas.
  • Renato Russo, por outro lado, foca mais nas emoções pessoais e na confusão dos soldados que não entendem completamente por que estão lutando, transmitido uma sensação de desespero e falta de propósito.
5. A compreensão das diferenças entre conotação e denotação é fundamental para a interpretação de um poema, pois essas duas dimensões do significado das palavras podem alterar significativamente a percepção e a interpretação do texto.

6.  A arte, ao questionar essas realidades, promove uma sociedade mais crítica, empática e informada, além de inspirar mudanças e preservar memórias.

FONTE: Material Digital - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - SEDUC - 2025, Aula 5 e 6, 9º ano - 2º Bimestre


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