1. Leia a tira. a) Nessa tira, temos exemplos de frases sem verbo e de orações. Identifique-as. b) Que locução verbal foi usada em uma das orações da tira? Identifique o verbo principal e o verbo auxiliar dessa locução. 2. Assinale o período que tem apenas uma oração. a) O cachorro brincava com as pessoas, mas não se afastava da esquina. b) Quando o jovem apontava lá longe, o cãozinho saía correndo ao seu encontro. c) A noiva acabou casando-se com um primo. d) O tempo passou e as pessoas se esqueceram do jovem. 3. Sublinhe os verbos e as locuções verbais e separe com um traço as orações dos períodos compostos apresentados a seguir. a) "Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro [...]." b) "O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança." c) "Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro [...]." 4. Identifique quantas orações há nos períodos compostos a...
TEMA GERADOR A comunicação social construída através das manifestações artísticas, históricas e literárias embasada no Projeto de Vida dos alunos. PÚBLICO ALVO Alunos do Ensino Fundamental da Escola de Ensino Integral, 8º e 9º anos ÁREA DE CONHECIMENTO Arte História Língua Portuguesa PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO 1º semestre de 2019 EMENTA Esta eletiva objetiva desenvolver as habilidades necessárias para a compreensão dos meios de comunicação de massa como difusor de conhecimento. Com base nesse conceito os alunos terão acesso ao conteúdo de artes, história, linguagens,literatura e teoria da comunicação. Os trabalhos serão realizados levando em consideração a construção de valores desejáveis para a promoção do Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida. Esta eletiva compactua com o Programa Ensino Integral visto que apóia a construção de relações sociais, desenvolve a autonomia e a solidariedade, respeito às diferenças e prima para o advento e a concretização do...
Atividade Complementar do 2º Bimestre 9º ano - gramática 3 - https://www.youtube.com/watch?v=6SRTQbBjrFs Conteúdo: Pronome Relativo Habilidades: Conhecer, identificar e empregar adequadamente o pronome relativo. 👀Construindo o conceito👀 Responder no caderno: Leia a tira 1. Observe a fala do peru, no último quadrinho. a) Quantos verbos foram empregados nessa fala. b) Logo, quantas orações há nesse período? c) Delimite as orações. 2. A palavra que estabelece conexão entre as duas orações e, ao mesmo tempo, substitui uma palavra empregada na 1ª oração. Qual é essa palavra? CONCEITUANDO Há, na língua portuguesa, palavras que retomam ou substituem outras, garantindo a síntese e a coesão textual. A palavra que , entre muitos de seus empregos, também cumpre esse papel. Como você viu, na frase " Foi o presente que pedi para o Papai Noel!", a palavra que substitui, na 2ª oração, um termo empregado na 1ª oração: o substantivo presente....
Comentários
Postar um comentário