Orientação de Estudos - 4º bimestre - 6º ano - 2022
Recuperação, reforço e aprofundamento.
Estamos na reta final de mais um ano letivo!
Ler e compreender textos do campo das práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas conceituais, textos de divulgação científica, você sabia quê?), sobre tema de interesse dos estudantes...
1. Leia o texto abaixo.
Você sabia que...
... uma americana de 82 anos se tornou a pessoa mais velha a viajar para o espaço? Wally Funk decolou do Texas, EUA, no dia 20 de julho de 2021 ao lado do [...] Jeff Bezos, seu irmão, Mark Bezos, e Oliver Daemen, de 18 anos (o astronauta mais novo a viajar para fora da Terra).
REVISTA RECREIO. Você sabia que... São Paulo, Abril, n. 1021, p.5.
Leia o texto abaixo.
O varal
Aquela manhã cinzenta com a chuva caindo sem parar, o varal estava cheio de roupas pingando, nem o vento conseguia balançar devido ao peso da água.
E o Sol se escondia atrás das nuvens cinzentas deixando os passarinhos impacientes. Queriam pousar na cerca, a chuva não parava, as roupas ocupavam todo o arame.
Quando a chuva lá pelo meio-dia cessou, o Sol colocou o olho de fora e as roupas felizes se balançavam dando espaço aos passarinhos para pousarem.
RODRIGUES, Irá. O varal. In: Recanto das Letras. 2022. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/contos-infantis/7503623>.Acesso em: 27 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.
Leia o texto abaixo.
Festa à fantasia
O clube da escola e os alunos estavam organizando uma festa à fantasia, e a garotada ficou muito animada com a notícia.
– Vou fantasiado de Super-homem – falou Felipe.
– Eu vou de havaiana. É uma fantasia fácil de fazer e muito bonita – disse Amanda.
Todos ajudaram a decorar a sede do clube com máscaras, bexigas e muito brilho para deixar a festa divertida.
– Amanda, será que você tem um pedaço de tecido para eu fazer a capa da minha fantasia? Afinal, sua mãe é costureira – perguntou Felipe.
– Creio que sim, amigo, vamos lá – convidou a menina.
Chegando à casa de Amanda, os amigos foram direto para a oficina da mãe da garota, que estava costurando a fantasia de havaiana.
– Tia, eu preciso de tecido para fazer a capa de Super-homem – pediu Felipe.
– Ah, eu tenho o pano ideal aqui. Sua capa vai ficar linda – disse a mãe de Amanda.
Quando chegou o grande dia, os amigos estavam muito elegantes em suas fantasias e se divertiram muito na festa. Os alunos e o clube estavam de parabéns por organizarem um evento assim, cheio de alegria, cores, brilhos e, o mais importante, repleto de paz.
CIRANDA CULTURAL. 365 histórias para ler e sonhar. Jandira, 2020. p. 161-162.
Leia o texto abaixo.
Cachorro atravessa campo para levar café da manhã para tutor
Arnold demonstra inteligência ao atravessar fazendas para levar a refeição para o tutor e viraliza nas redes sociais
Um simpático cachorro chamado Arnold viralizou [...] ao aparecer entregando o café da manhã para o tutor, que trabalha em uma plantação de uma fazenda.
O cachorro leva a refeição de Jenry, o tutor, para o local diariamente, onde também conquistou o respeito e carinho dos outros trabalhadores. [...]
Nos comentários, os usuários ficaram admirados com a inteligência e fidelidade do animal, que leva a sacola com o alimento na boca por todo o caminho. “Se der isso para o meu, ele desaparece com o conteúdo”, brincou um. “Acho que o meu precisa ser configurado”, disse outro.
TAFAREL, Renan. Cachorro atravessa campo para levar café da manhã para tutor. In: IG. Disponível em: <https://canaldopet.ig.com.br/2022-05-02/cachorro-atravessa-fazenda-para-levar-cafe-da-manha-ao-tutor.html>. Acesso em: 2 maio. 2022. Fragmento.
8. Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros textuais.
Leia o texto abaixo.
QUERO SABER...
... se os sapos cantam mais no inverno ou no verão?
A cantoria no brejo é garantida nas duas estações. A maioria das espécies de anfíbios anuros (que inclui sapos, rãs e pererecas) prefere cantar na época mais quente do ano, mas outras preferem o tempo mais frio. [...] Esse comportamento [...] é influenciado pela região onde a espécie surgiu, como a Amazônia (onde é quente o ano todo) ou nos Pampas (onde faz um frio danado no inverno!).
Essa divisão é muito importante para a estabilidade das espécies. Imagine se todos os sapos tivessem o mesmo gosto pelo verão? Os brejos ficariam superlotados nesta estação. [...]
Com essa alternância de atividades no brejo, a comunidade de espécies fica mais resistente ao desenvolvimento de doenças e catástrofes, como uma enchente. Se por algum motivo as espécies que cantam em uma época desaparecerem, ainda haveria outras espécies para continuarem cantando no mesmo brejo, mesmo que em época diferente. [...]
Disponível em: <http://chc.org.br/artigo/quero-saber-322/>. Acesso em: 1 jun. 2021. Fragmento.
Leia o texto abaixo.
O lobo [...]
Um lobo e um leão estavam procurando comida.
De repente, o lobo ouviu algumas ovelhas balindo e disse:
− Majestade, arranjarei um pouco de comida.
Então o lobo viu que os pastores de ovelhas e seus cães estavam protegendo o rebanho. [...]
O lobo retornou sem nenhuma ovelha.
O leão perguntou [...]:
− Onde está a minha comida?
O lobo respondeu:
− As ovelhas estão muito magras agora. Devemos esperar que elas engordem [...].
O leão acreditou totalmente nele e decidiu deixar o local.
Moral: Raciocínio rápido pode ajudar nas dificuldades.
*Vocabulário:
Balindo: som que as ovelhas fazem.
B, Jain Publishers. 365 histórias com moral. Blumenau: Happy Books, 2017, p 106. Fragmento.
Comentários
Postar um comentário