Orientação de Estudos 6º Ano 3º Bimestre
Blocos de itens das Habilidades Essenciais
Item 01
Identificar recursos estilísticos e semióticos presentes em textos jornalísticos e publicitários.
Item 02
Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos).
Sorocaba, 11 de abril de 2018.
Nº 001/2018
Ref.: Solicitação de xícaras
Caras famílias,
O chá é uma bebida que tem a natureza muito presente em seu sabor e aroma.
E foi pensando na importância desse contato com a natureza que decidimos criar as nossas “tardes com chás”!
Elas acontecerão com frequência durante o nosso ano e funcionarão como um momento prazeroso de reflexão e autoconhecimento, regado a muito sabor, aromas e histórias.
Para que esses momentos ganhem um significado ainda maior, decidimos pedir para que cada criança traga de sua casa a sua xícara porque nela estará presente também sua identidade.
Para qualquer dúvida, estaremos à disposição!
Muito obrigada,
Milena e Bruna
Obs: Entregar até dia 17/04/2018; as xícaras deverão ser de louça. [...]
Leia o texto abaixo.
CARTA DE RECLAMAÇÃO
À: CONTO DE FADAS – LOJAS DE DEPARTAMENTOS
No que diz respeito ao pedido nº0001, realizado em 12 DE OUTUBRO DE 2010, venho manifestar meu descontentamento, pois a entrega estava prevista para, no máximo, até o dia 17 DE OUTUBRO DE 2010.
Ou seja, já se passaram 10 dias no prazo limite de entrega e até o momento não recebi as mercadorias adquiridas ou qualquer explicação sobre o ocorrido.
Dessa forma, venho solicitar o cancelamento imediato do pedido, pois já desisti da compra em função do descumprimento do prazo de entrega, de modo que requeiro a restituição dos valores pagos.
Aguardo resposta.
Anápolis, 27 de outubro de 2010.
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Antonio Modesto de Almeida [...]
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