Orientação de Estudos - 8º Ano - 3º Bimestre
😃Habilidade: Analisar efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.
👉Formulário Recuperação, revisão e aprofundamento (1)
Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros textuais.
De acordo com esse texto, o bolo deve ser coberto com
( )açúcar.
(B) chocolate derretido.
( ) fermento químico.
( ) margarina.
Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, gêneros textuais variados.
Esse texto tem o objetivo de
( ) convencer o leitor.
( ) divertir o leitor.
(C) ensinar um preparo.
( ) vender um produto.
Bloco de itens das Habilidades Complementares
O Bloco das habilidades complementares, também chamado de Bloco de Equalização, é composto por itens que complementam as principais habilidades avaliadas no teste. Aqui, as habilidades em jogo podem ser tanto do período letivo em questão quanto de etapas escolares anteriores. Uma das principais funções deste bloco é permitir que os resultados alcançados pelos estudantes possam ser comparados com os de outros testes e atividades da Plataforma.
Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e...
Leia o texto abaixo.
Concurso premiará textos de
jovens de todo o país
Jovens de 7 a 12 anos de todo o
Brasil estão convidados a participar do VI Concurso Nacional Literário Infantil
– Prêmio Espantaxim 2020, que desta vez terá como tema “As quatro estações”. Os
participantes poderão escrever uma redação, mensagem ou poesia. [...]
As produções precisam ser encaminhadas para a comissão julgadora por
e-mail ou correio até o segundo semestre, em data que ainda será definida. Ao
todo, 250 trabalhos serão escolhidos e premiados em três categorias:
“vencedores”, “destaques” ou “selecionados”.
Os vencedores ganharão um troféu e um boneco da mascote do prêmio e receberão
três exemplares da VI Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico, livro que
reunirá todos os trabalhos escolhidos no concurso. [...]
Os resultados do concurso serão divulgados no site da Espantaxim – ainda não há
previsão de quando isso acontecerá. A cerimônia de entrega dos prêmios será
realizada na Sala São Paulo, localizada na capital paulista. [...]
JORNAL JOCA. Concurso
premiará textos de jovens de todo o país. 2020. Disponível em:
<https://www.jornaljoca.com.br/bienal-do-livro-no-rio-tera-pavilhao-infantil-pela-1a-vez/>.
Acesso em: 27 abr. 2022. Fragmento.
Nesse texto, no trecho “... uma redação, mensagem ou poesia...”
(1º parágrafo), a palavra destacada foi usada para
apontar adição.
indicar explicação.
marcar alternância.
sugerir conclusão.
Nesse texto, no trecho “... que reunirá
todos os trabalhos escolhidos...” (3º parágrafo), a palavra destacada refere-se
a
comissão.
concurso.
data.
livro.
Leia o texto abaixo.
Conheça a história de Nicolau Copérnico, o
pai do heliocentrismo
O astrônomo e matemático polonês foi o
primeiro a observar que o Sol é o centro do sistema solar
Todos os dias, o Sol nasce ao leste e
desaparece a oeste. À noite, a Lua e as estrelas percorrem o mesmo caminho. A
impressão que temos é a de que tudo no sistema solar gira em torno da Terra.
Por isso, nossos antepassados acreditavam que o planeta era o centro de tudo.
Foi o astrônomo e matemático Nicolau Copérnico o primeiro estudioso a
tentar provar que essa teoria estava errada.
Na época em que Copérnico viveu as
pessoas seguiam a tese do matemático grego Claudio Ptolomeu chamada
geocentrismo, que dizia que a Terra era o centro do Universo e todo o resto
girava em torno dela, até o Sol. Depois de estudar muito, Copérnico começou a
desconfiar da teoria de Ptolomeu.
Tudo aconteceu em 1512,
quando Copérnico construiu uma torre sem teto de onde ele ficava
observando o movimento dos astros, como as fases da Lua, a posição das estrelas
e do Sol. Foi aí que descobriu que a Terra e os outros astros giravam em torno
do Sol. A teoria ficou conhecida por heliocentrismo. [...]
PARADIZO, Shirley. Conheça a história de Nicolau
Copérnico, o pai do heliocentrismo. In: Recreio. 2021. Disponível
em: <https://bit.ly/3kUy6pd>. Acesso em: 10 maio 2022. Fragmento.
Nesse texto, no trecho “... todo o resto girava em
torno dela,...” (2º parágrafo), a palavra destacada
refere-se à palavra
Lua.
teoria.
Terra.
torre.
Nesse texto, no trecho “Por
isso, nossos antepassados acreditavam...” (1º parágrafo), o termo em
destaque foi usado para
apontar explicação.
apresentar conclusão.
indicar adição.
marcar oposição.
Blocos de itens das Habilidades Essenciais
Em cada etapa do ano letivo, há um conjunto de habilidades previstas para o desenvolvimento da criança ou do jovem. É importante avaliar essas habilidades para que professores e gestores possam acompanhar a aplicação do currículo do estado de São Paulo. Nesses blocos, que também recebem o nome de Blocos Principais, estão reunidos itens que avaliam habilidades consideradas essenciais e que já deveriam ter sido apreendidas até este momento do ano. Aqui, você também encontra a resolução de cada um desses itens, isto é, a descrição do caminho cognitivo necessário para que o estudante chegue à resposta correta.
Perdidos na excursão
Marquito desabou na poltrona. Completamente moído. Exausto! Agarrou o telefone, ligou pro Tiagão. Dos dois lados do fio, só queixas e reclamações. [...]
Só confusão durante a excursão inteira. [...]
Marquito relembrou a saída orgulhosa. Um final de semana ecológico-aventureiro. Certeza de voltar triunfantes! [...] Turma animada e a fim de descobrir o esconderijo-paraíso dos micos-leões-dourados. Tiagão ouvia rindo. [...] Lembrou da primeira desviada. Um caminho lindo que deu numa cachoeira despencante.
Depois, só mancadas... A chuva desviante da trilha. A paralisada hesitante se era pra virar à direita ou à esquerda. [...] As voltas, semivoltas, voltas inteiras. [...]
Marquito parou de sorrir. Partiu pros desabafos gritados. A armação das tendas no escuro [...]. O dar de cara com uma margem do rio sem nenhuma ponte para cruzar [...].
Tiagão [...] desligou avisando que foi a primeira e última excursão ecológica. Pra ele, fim de papo. Marquito resmungou [...]. Jurou jurado. Outra, só sabendo antes por onde ia pisar. Chegava de perder tempo, perder a paciência [...].
ABRAMOVICH, Fanny. Perdidos na excursão In: Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3214/perdidos-na-excursao>. Acesso em: 10 maio 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
Comentários
Postar um comentário