(EF69LP35) - Planejar textos de divulgação científica, a partir
da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou
de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação
do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tendo em vista seus contextos de produção, que podem
envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um
público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.
Essa Sequência
de Atividades será dedicada ao estudo de gêneros
de divulgação científica.
Serão exploradas questões relacionadas aos aspectos enunciativos e textuais, associadas à leitura,
interpretação e produção
textual.
Nessa primeira
aula, abordaremos a leitura e interpretação de uma
reportagem de divulgação
científica para o reconhecimento da sua funcionalidade sociocomunicativa.
AULA 01 – REPORTAGEM DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA:
RECONHECIMENTO DO GÊNERO TEXTUAL.
Objetivo da aula:
• Ler e interpretar a reportagem de divulgação científica, reconhecendo a sua funcionalidade sociocomunicativa.
Antes de fazer a leitura do texto, escreva, no caderno
- o nome do autor
do texto;
- a formação acadêmica que ele possui;
- o
título do texto;
- o veículo de
circulação,
Leiam o texto, silenciosamente, destacando
as informações que consideram importantes para,
em seguida, responder às
questões propostas.Roberto Naime, Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale
1. Qual é o propósito comunicativo do texto?2. Segundo o texto, qual é a importância dos animais para o equilíbrio da natureza?
3. No texto, são apresentados alguns animais e sua importância para o equilíbrio da natureza. No quadro
a seguir, indique três animais citados no texto e a importância deles para o equilíbrio ecológico.
Sugestão de respostas: 1. O objetivo do texto é divulgar informações sobre a funcionalidade e
importância ecossistêmica dos animais, exemplificando com algumas espécies. O autor recorre a
uma lista, disponibilizada pelo Instituto Chico Mendes, para elaborar seu texto. O foco do texto,
mesmo que tenha conteúdo explicativo, é a divulgação da relação de animais apresentada pelo
ICMBio, por isso é uma reportagem de divulgação científica.
2. todos os animais possuem papéis importantes para o equilíbrio da
natureza. Por exemplo, eles dispersam sementes, gerando árvores; controlam populações de
outras espécies e ainda produzem remédios para cura de muitas doenças, inclusive humanas.
3. No texto, são apresentados alguns animais e sua importância para o equilíbrio da natureza. No quadro a seguir, indique três animais citados no texto e a importância deles para o equilíbrio ecológico.
Abelhas - São responsáveis pela polinização, tendo importância para a existência da
vegetação
Cupins - São importantes para os processos de decomposição, ciclagem de nutrientes,
fixação de nitrogênio, fluxo do carbono, incorporação de matéria orgânica e
condicionamento do solo.
Anfíbios - São considerados bioindicadores, conseguem prever alterações ambientais,
tanto físicas como químicas.
4. Quais são as consequências da extinção desses animais
Sugestão de respostas: Abelhas - A ausência das abelhas na natureza acarreta a redução de várias espécies
de plantas e animais, pois se não há polinização, há redução da vegetação
e, consequentemente, de animais que dependem das plantas para se
alimentar.
Cupins - O solo pode tornar-se empobrecido, não favorecendo o cultivo de plantas,
por exemplo.
Anfíbios - Já que são bioindicadores, a ausência desses animais pode interferir na
percepção da saúde do ambiente.
AULA 02: A LINGUAGEM DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Objetivo da aula:
• Reconhecer as características da linguagem utilizada em textos de divulgação científica.
Na aula anterior, fizemos a leitura de um texto
de divulgação científica.
Nesta Aula 2, vamos observar as características da linguagem utilizada nesses textos.
a) Leia silenciosamente o texto a seguir e grife os verbos na 3ª pessoa e as palavras desconhecidas e, se for o caso,
busquem o dicionário.
b) Observe a forma como o tema e a
linguagem, nos dois fragmentos de texto, são abordados e responda:
- “Em que texto
há mais palavras desconhecidas?”
- “Em que texto a linguagem é mais usual?”
1. Qual é a temática tratada nos textos 1 e 2?
Sugestão de resposta: os dois textos trazem a temática “formigas”.
Texto 1: Estão em todos os ecossistemas, exceto em
regiões polares.
Desempenham funções como detritívoros,
predadores, granívoros e herbívoros.
Constituem mais de 15% da biomassa animal
total.
Texto 2: Estão presentes em todas as partes da terra,
exceto nos polos.
Pertencem à ordem Hymenoptera.
São insetos sociais que vivem juntos em
colônias.
Agrupam-se na família chamada “Formicidae”.
Há desde formigas comuns até as rurais
especializadas em cortar folhas e outras partes
vegetais.
3. Sugestão de resposta: a linguagem do Texto 1 é mais técnica em relação ao 2. Isso é possível
observar pelo uso das palavras “detritívoros”, “predadores”, “granívoros” e “herbívoros”. Além
disso, o texto apresenta citação de autores que colabora com a argumentação apresentada no
texto.
4. Qual dos textos apresenta características de artigo de divulgação científica? Justifique a sua resposta.
Sugestão de resposta: o Texto 2 tem característica de texto de divulgação científica porque
a linguagem é mais usual. Mesmo que percebamos presença de termos técnicos, estes são
explicados minimamente
5. Os textos de divulgação científica tendem a ser mais objetivos do que outros, como poemas, por
exemplo. Você consegue observar marcas dessa objetividade? Comente essa questão.
Sugestão de resposta: o foco dos dois textos é a explicação ou a discussão de um tema: as formigas.
Por isso, todas as informações sobre elas estão postas de forma objetiva. Isso é possível observar
pelo uso dos verbos em 3ª pessoa. Não foram identificadas marcas do “eu” no texto.
AULA 03:
ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A ESTRUTURA
COMPOSICIONAL - PARTE I
Objetivo da aula:
• Ler e interpretar o texto, reconhecendo a estrutura composicional do artigo de divulgação científica.
Na aula anterior, analisamos aspectos relacionados à
linguagem e conteúdo de
textos de divulgação científica. O foco dessa aula,
portanto, será a análise da
estrutura composicional
do gênero textual artigo
de divulgação científica.
💭Grifem o título do texto, o nome do autor, a formação acadêmica do
autor e o veículo de comunicação do texto. Esses
elementos contextuais
são importantes e já sugerem uma interpretação.💭
Felipe A. P. L. Costa (meiterer@hotmail.com) é biólogo, autor de Ecologia, evolução & o valor das pequenas coisas (2003)
1. Qual é o propósito comunicativo do texto?
2. Qual é a relação entre o título e o conteúdo do texto?
3. O autor apresenta duas explicações para o desaparecimento dos anfíbios. Uma, ele chama de explicação
local. Outra, ele chama de explicação global. No quadro a seguir, exemplifique a ideia apresentada pelo
autor.
5. No texto, observamos o uso, em abundância, de verbos na 3ª e não na 1ª pessoa. Que efeito de sentido
essa construção promove no texto?
1. Sugestão de resposta: explicar os motivos que levam ao desaparecimento dos anfíbios
2. Sugestão de resposta: o título apresenta um questionamento e o conteúdo do texto traz as explicações para o questionamento apresentado.
3. Explicação Local: A elevação da temperatura e a criação de animais que podem destruir os espaços de reprodução dos anfíbios.
Explicação Global: A chuva ácida e o aumento na radiação
ultravioleta, em escala planetária, estão
provocando o declínio numérico ou mesmo o
desaparecimento de populações de anfíbios.
5. Sugestão de resposta: o enunciador trata do objeto de discurso de forma distante, como se ele
fosse um observador e apenas estivesse explicando tudo. Não há envolvimento pessoal, explícito
ou direto.
Sugestão de resposta: o enunciador trata do objeto de discurso de forma distante, como se ele
fosse um observador e apenas estivesse explicando tudo. Não há envolvimento pessoal, explícito
ou direto.
AULA 04 – ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A ESTRUTURA
COMPOSICIONAL - PARTE II
Objetivo da aula:
• Entender a articulação das informações na estrutura composicional do artigo de divulgação científica.
Na aula anterior, lemos o
texto “Por que os anfíbios
estão desaparecendo?”
e desenvolvemos atividades de interpretação
e reconhecimento de informações na estrutura
composicional do artigo
de divulgação científica.
Nessa aula, vamos sistematizar o estudo sobre a
estrutura composicional
desse texto.
1. Na introdução, o autor apresenta a problemática. A que problema ele se refere?
Sugestão de resposta: o problema destacado pelo autor é o desaparecimento dos anfíbios no
meio ambiente.
2. No desenvolvimento, o autor explica as razões que motivam o desaparecimento dos anfíbios. Como o
autor desenvolve o texto para explicar o assunto?
Sugestão de resposta: o autor mostra alguns fenômenos, a partir de exemplificações, que
prejudicam o habitat dessa espécie, fazendo-os desaparecer.
3. Qual é a conclusão apresentada pelo autor para a questão levantada?
Sugestão de resposta: “Dois fatores que parecem estar contribuindo de modo decisivo para o
declínio numérico ou mesmo o desaparecimento de populações de anfíbios em escala planetária
são a chuva ácida e o aumento na radiação ultravioleta, provocado pela rarefação na camada de
ozônio atmosférico”
4. Para atestar a credibilidade das informações apresentadas, qual é o recurso que o autor utiliza no
texto?
Sugestão de resposta: o autor cita a preocupação de cientistas, expressas em periódicos, sobre a
redução do número de anfíbios ao longo do tempo. O autor afirma que o desaparecimento dos
anfíbios é um problema, mas ele recorre às vozes especializadas para sustentar essa ideia.
5. Você acha que as explicações do autor são coerentes e pertinentes?
Resposta pessoal
6. Façam um mapa mental
do texto lido, destacando
a introdução, o desenvolvimento das ideias e
a conclusão.
AULA 05 – DE QUEM É A VOZ?
Objetivo da aula:
• Reconhecer a funcionalidade da citação direta e indireta nos textos, identificando marcas e/ou construções linguísticas utilizadas para tal.
Na aula anterior, lemos um artigo de divulgação científica e analisamos a fluência das ideias nele contidas. Esta aula será dedicada ao estudo da citação
direta e indireta como recurso enunciativo-textual.
Observe os exemplos e preste atenção à explicação do professor
Observe as formas linguísticas destacadas em negrito. Elas inserem o dizer do outro no texto.
Exemplos:
👉Verbo de dizer: fulano diz:
“xxxxxxxxxx” ou fulano diz
que X.
👉Outras formas verbais mais o “que”: comenta que…, mostra que…,
declara que…, mostra
que…, destaca que…, fala
que...
👉Locuções conformativas: Segundo X…, Para
fulano de tal..., Conforme
X..., De acordo com X…,
Seguindo as ideias/ pensamento de...
Sugestão de resposta para o exercício 1:
Sugestão de resposta exercício 2
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