SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 6
(EF09LP03B) - Assumir posição diante de tema polêmico.
AULA 01 – CRUZANDO IDEIAS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO.
Objetivo da aula:
• Ler e interpretar o artigo de opinião, observando como o autor apresenta seu ponto de vista e o sustenta
por argumentos.
Esta SA é dedicada ao estudo da argumentação. No decorrer das atividades, vocês terão acesso a gêneros textuais da ordem do
argumentar para perceberem as formas como
os posicionamentos são
materializados nos textos.
2. Em duplas ou trios, responda à questão indicada pelo seu professor e depois apresente-a para a turma.
a. Qual o propósito comunicativo do texto?
O texto lido pertence ao gênero textual artigo de opinião e nele a ação do argumentar como uma prática social. No caso específico, o autor apresenta argumentos que nos levam a crer na possibilidade da 6ª extinção das espécies.
b. O autor do texto nos traz um dado: os cinco processos de extinção de espécies, já vivenciados na terra,
ocorreram a partir de fenômenos naturais. Entretanto, ele discute a possibilidade da 6ª extinção das espécies,
mas refuta o posicionamento de que o extermínio das espécies possa ocorrer por uma catástrofe natural.
Ele defende a ideia de que a 6ª extinção será um evento único e novo. Quais são as razões apresentadas
pelo autor para justificar esse posicionamento?
O autor apresenta como razão um evento único e novo porque há previsão de que a 6ª extinção não seja provocada por fenômenos naturais, mas sociais, ocasionados sobretudo pela ação do homem na natureza, que vem desequilibrando os ecossistemas.
c. Conforme o texto, cite alguns exemplos em que o autor mostra as razões pelas quais a 6ª extinção das
espécies está relacionada à ação do homem?
Situar os dados de instituições que atestam o aumento de desmatamento, poluição e extinção de
animais. Ou seja, dados que sintetizam a ação do homem na natureza.
d. O autor finaliza o texto, expressando o seu posicionamento em relação ao tema abordado. Que
posicionamento é esse? “o extermínio das espécies
não humanas culminará e reverterá no extermínio dos próprios seres humanos”
e. Pela formação acadêmica do autor do texto, José Eustáquio Diniz Alves, você considera que a discussão
apresentada por ele tem fundamento e é confiável?
O autor do texto tem formação em demografia, que é a “ciência que estuda
quantitativamente as populações humanas, suas variações, seu estado, seu índice de crescimento
ou de redução, seu desenvolvimento econômico e processos de migração, além das condições
sociais, natalidade e mortalidade, entre outros” (DICIONÁRIO AURÉLIO). Essa formação se expressa
na forma como o autor escreve seus posicionamentos, e isso passa credibilidade ao leitor.
f. Qual o seu posicionamento em relação à temática do texto?
A importância da preservação da natureza para a manutenção da vida de todas
as espécies na terra.
AULA 02 – O QUE SÃO ARGUMENTOS?
Objetivo da aula:
• Identificar e reconhecer tipos de informações e/ou conhecimentos utilizados como argumentos no artigo
de opinião.
O texto argumentativo,
que materializa o gênero
textual artigo de opinião,
apresenta uma tese (ponto de vista defendido ou
ideia central do texto) e
argumentos a ela relacionados para sustentar a sua
defesa. Nesta aula, vamos
focar nos argumentos mobilizados pelo autor do
texto para a construção do artigo de opinião em estudo.
Os argumentos
são indispensáveis à argumentação, pois são eles que dão condições para sustentar
o ponto de vista expresso no texto.
💥Atente para a natureza das informações
e/ou conhecimentos que geralmente são mobilizados nos textos para sustentar uma
ideia defendida pelo autor:
👺Lembre-se que argumento é diferente de ponto de vista. 👀
O primeiro é um dado da realidade, é fato, tem existência, geralmente aceito socialmente; o segundo é uma opinião,
é pessoal.
Com base nesse arcabouço de informações e/ou conhecimento, o autor
do texto pode desenvolver a sua argumentação a partir de várias estratégias. Ele
pode construir o texto apresentando causas e efeitos, pode concordar com todas as
informações e/ou conhecimentos mobilizados, pode concordar em parte ou pode
discordar totalmente, tudo isso em função do seu propósito comunicativoResponda em seu caderno:
1. O que são argumentos?
2. Para que eles servem?
3. Que informações e/ou conhecimentos podem ser
utilizados como argumentos?
👦👧👨👩👵👴👳👲👱👰👮👶👷👸👹👺👻👼👽👾👿💀
Sugestão de resposta: Sim, exemplo do
desaparecimento das abelhas, que pode
trazer sérios problemas ao ecossistema.
Sugestão de resposta: Sim, dados do Relatório Planeta Vivo, da Plataforma Intergovernamental
para Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos
e da Revista científica Science (25/07/2014).
Sugestão de resposta: Sim, a “voz” do
pesquisador Justin McBrien, em artigo no
site Truthout (14/09/2019).
Sugestão de resposta: Sim, as cinco extinções
em massa das espécies terrestres e o
desaparecimento dos dinossauros.
Não há registro de senso comum.
2. Em dupla, discuta se os excertos apresentados a seguir fazem referência a argumentos utilizados no
texto ou a posicionamentos do próprio autor do texto. Faça a indicação conforme a legenda. Depois,
revise com seu professor.
[1] Posicionamento próprio do autor do texto.
[2] Argumento utilizado pelo autor do texto.
a. A civilização ainda tem a ousadia de estabelecer “jardins zoológicos” e “aquários”, que, na realidade,
são prisões para a exposição dos animais selvagens, privados de liberdade e confinados para o deleite e a
curiosidade dos humanos. [ ]
b. “Confirmando o impacto devastador das atividades humanas sobre a natureza, a "Plataforma
Intergovernamental para Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos" (IPBES, na sigla em inglês), da ONU,
mostrou que há 1 milhão de espécies ameaçadas de extinção”. [ ]
c. Portanto, o ser humano está provocando o 1º extermínio ecocida em massa. Acontece que o Ecocídio é
também um suicídio, pois o ser humano não consegue viver sem a natureza e sem a riqueza dos ecossistemas
e sem a estabilidade climática. [ ]
d. Tribunal Penal Internacional (TPI) decidiu, no final de 2016, reconhecer o ECOCÍDIO (destruição em
larga escala do meio ambiente) como crime e um delito de escopo local e global que justifica criminalizar
as agressões contra o meio ambiente. [ ]
e. A biodiversidade da Terra está ameaçada. [ ]
Sugestão de resposta: 1,2,1,2,1
3. No excerto do texto que segue, o autor utiliza dois argumentos que fazem referência a pesquisas. Como
ele explora esses argumentos? Em dupla, justifique a resposta.
O Relatório "Planeta Vivo" (2018) divulgado pelo "Fundo Mundial para a Natureza" (WWF), mostra
que o avanço da produção e consumo da humanidade tem provocado uma degradação generalizada
dos ecossistemas globais e gerado uma aniquilação da vida selvagem: as populações de vertebrados
silvestres, como mamíferos, pássaros, peixes, répteis e anfíbios sofreram uma redução de 60% entre 1970
e 2014.
Confirmando o impacto devastador das atividades humanas sobre a natureza, a "Plataforma
Intergovernamental para Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos" (IPBES, na sigla em inglês), da ONU,
mostrou que há 1 milhão de espécies ameaçadas de extinção.
Sugestão de resposta: O autor do texto faz comparação entre dados de duas pesquisas. Ele
apresenta a primeira pesquisa, referente ao Relatório “Planeta Vivo” e, depois, traz dados da
pesquisa do IPBES, que confirmam as informações apresentadas anteriormente.
Sugestão de resposta: a ação desrespeitosa e imprudente do homem pode
motivar a 6ª extinção das espécies. Causa: a ação desrespeitosa e imprudente
do homem. Efeito: a 6ª extinção das espécies.
Sugestão de resposta: já houve cinco extinções em massa das espécies
provocadas por fenômenos naturais, mas a 6ª será motivada pela ação
desrespeitosa e imprudente do homem com a natureza.
👉Como o artigo de opinião já foi lido várias vezes, acredito que vocês possuem repertório para construir uma síntese sobre as ideias nele
contidas. Façam um mapa mental do texto.✌
AULA 03 – A ORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS NO TEXTO.
Objetivo da aula:
• Reconhecer os posicionamentos refutados e assumidos pelo autor, bem como a hierarquização dos argumentos presentes no artigo de opinião.
O foco da
aula 3 será a hierarquização das ideias do texto, assim como a identificação
da ideia principal do texto,
ou seja, da tese.
👽nem todos os textos
apresentam essa estrutura
canônica, pois como o ato
de escrever é criativo, os
enunciadores podem inverter essa ordem. Porém,
os leitores precisam reconhecer essas partes para
que o texto faça sentido.
1. Em dupla, retome o texto “A 6ª extinção das espécies é, na verdade, o 1º evento de extermínio em
massa” e responda às questões.
a. De acordo com o texto, converse com seu colega sobre a organização das ideias apresentadas pelo
autor e preencha o quadro com os dados solicitados.
Sugestão de resposta:
- INTRODUÇÃO: O autor assume o ponto de vista da iminência da 6ª extinção de
uma nova extinção em massa.
- DESENVOLVIMENTO: Como argumentos, o autor apresenta dados de pesquisa e discursos
de especialistas que alertam para a degradação do meio ambiente,
ocasionado por uma série de fatores, mas destaca-se no texto o aumento populacional, a cada dia, que impacta diretamente na produção de
energia e no aumento da produtividade de bens e consumo. Os seres
humanos estão traçando os caminhos para a 6ª extinção em massa.
- CONCLUSÃO: O ser humano, ao ser o responsável por provocar a extinção em
massa, estará assumindo a sua própria morte, pois morrendo a
natureza, morre também o homem.
b. O autor recorre a relatórios de pesquisa para construir sua argumentação, ou seja, utiliza muitos
argumentos por evidência. Qual o efeito de sentido dessa escolha na argumentação?
Os dados de pesquisa são apresentados para sustentar o ponto de vista
assumido no texto. O autor diz que o homem será o responsável pela 6ª extinção e mobiliza
argumentos que atestam o que o homem tem feito para tal.
c. No texto, o autor mobiliza um argumento de autoridade. Escreva-o, indicando o efeito de sentido dessa
escolha na argumentação?
O discurso de autoridade é do pesquisador Justin McBrien, que discute a
questão da extinção em massa. Essa voz é mobilizada no texto também para dar credibilidade ao
posicionamento que o autor aponta.
d. O autor do texto, na conclusão, não apresenta sugestão de ações para minimizar o problema. Que
proposições/ações você proporia para resolver este problema?
Resposta pessoal, mas espera-se que os estudantes sinalizem ações a serem desenvolvidas pelas
pessoas, individualmente, e por instituições, sejam quais forem.
PARA SABER MAIS...
💀PESQUISA: as cinco extinções em massa da Terra💀
AULA 04 - PONTOS DE VISTA PELAS PALAVRAS...
Objetivo da aula:
• Observar como o autor se utiliza de certas palavras (classes gramaticais) para expressar seus pontos de
vista sobre os fatos abordados no texto;
Em dupla, retome o texto “A 6ª extinção das espécies é, na verdade, o 1º evento de extermínio em
massa” e responda às questões.
1. No texto, quais são as formas linguísticas que o autor utiliza para fazer referência ao Planeta Terra?
Que efeitos de sentido podemos inferir dessa construção?
As construções Planeta Azul e Casa Comum são utilizadas para fazer referência ao Planeta Terra. Infere-se que Planeta Azul pode referir-se à questão do meio ambiente protegido, já Casa Comum faz referência ao planeta como a moradia de todas as espécies.
2. O autor cria uma imagem do homem a partir das escolhas de palavras que ele apresenta no texto. Que
imagem é essa? Que palavras são essas?
O texto traz a imagem de um homem que não estabelece uma relação positiva com o meio ambiente. Ele destrói a natureza e se sente superior em relação a outras espécies. Arrogante, egoísta e dono do mundo são termos que qualificam o homem descrito no texto.
3. O substantivo “Ecocídio” aparece no texto e refere-se ao extermínio deliberado de um ecossistema.
Entretanto, o autor encaminha o leitor para outra interpretação. Que interpretação é essa?
O ecocídio também denota ao suicídio dos seres humanos, pois o homem
não consegue viver sem a natureza.
4) Em um momento do texto, o autor diz e faz destaque em algumas expressões: "A humanidade já
ultrapassou diversas 'fronteiras planetárias' e está promovendo uma 'Grande Morte' no Planeta”. O que
é possível entender das construções destacadas?
a. Fronteiras planetárias:
O homem é inteligente
o suficiente para desenvolver tecnologia, inclusive, para levá-lo a outros planetas, mas não tem
consciência de que está prejudicando o meio ambiente a partir de algumas ações.
b. Grande morte:
Essa construção se
refere à morte de todas as espécies.
5. No texto, as construções “Jardins zoológicos” e “Aquários” são associados a:
a. Formas de garantir a liberdade dos animais.
b. Prisões para animais.
c. Local apropriado para acomodar os animais.
d. Possibilidade para reprodução de animais.
B
6. As construções linguísticas “apocalipse de insetos” e “aniquilação biológica” que aparecem no texto
fazem referência:
a. Ao desaparecimento de algumas espécies animais.
b. Ao incentivo à procriação das espécies.
c. A trechos da sagrada escritura.
d. A filmes em cartaz nos cinemas.
A
AULA 05 - PROPONDO SOLUÇÕES.
Objetivo da aula:
• Buscar conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/
ou de relevância social.
Nesta aula 5 discutiremos e
apontaremos soluções para
problemas do cotidiano,
inclusive os que são problematizados em textos
argumentativos. Além
disso, formas modais (nominais e verbais) serão
abordadas de modo a levar você a refletir sobre
construções linguísticas
que favorecem a materialização oral ou escrita dessas proposições.
😎 observando os termos destacados nos exemplos, vimos que linguisticamente pode-se utilizar formas linguísticas que imprimem o sentido
de necessidade ou obrigatoriedade das ações. A partir de construções como “É necessário que..”, “Cabe destacar”, “Deve-se fazer…”, “É imprescindível que”, “Precisamos fazer…”, entre outras, é
possível denotarmos o sentido de necessidade nos enunciados.😎
a. O que o texto nos apresenta?
O texto apresenta exemplos de propostas que já foram desenvolvidas e
ações que podem ser desenvolvidas ao que se refere à conscientização sobre o meio ambiente.
1. Agente: No texto não tem clareza quanto
a essa informação, mas entende-se que tenha sido uma ação
governamental.
Ação: Campanhas de conscientização
com a utilização do “Sujismundo”, personagem que mostrava
os danos causados pela sujeira
em vias públicas, além da falta
de higiene.
Finalidade: Alertar a população sobre problemas relacionados ao meio
ambiente e temas ligados ao
lixo.
2. Agente: Governo
Ação: Dar continuidade nas ações educadoras, utilizando de todos os
meios de comunicação e disponibilizando equipamentos para
limpeza e preservação.
Finalidade: Alertar a população sobre problemas relacionados ao meio
ambiente e temas ligados ao
lixo.
c. Que propostas são apresentadas no texto para a conscientização da população?
Sugestão de resposta: numa tentativa de inovar ações para conscientização, o autor propõe
provocar a comunidade com questionamentos do tipo: “é possível ser realizado um campeonato
de surf em meio a um mar de garrafas pet e rejeitos orgânicos como foi recentemente noticiado?”.
d. Qual o sentido expresso pelas construções “cabe colocar…” e “precisamos pensar e refletir agora”?
Sugestão de resposta: os termos fazem referência à necessidade de fazer as ações.
2. Observe a imagem a seguir. Ela expressa um sério problema ambiental. Trata-se do descarte de lixo
em locais públicos. A partir dela, discuta com sua dupla e demais colegas de turma estratégias possíveis
de serem desenvolvidas para reduzir esse problema. Lembre-se que a sociedade de um modo geral é
responsável pelos lugares públicos.
AULA 06 – CONSTRUINDO ARGUMENTOS.
Objetivo da aula: • Pesquisar sobre o tema “Consumo e produção de plástico no Brasil” de modo a construir argumentos
para a produção textual.
AULA 07 – ARTIGO DE OPINIÃO: PRODUÇÃO DE TEXTO.
Objetivo da aula:
• Produzir um artigo de opinião sobre o tema “O impacto da produção e consumo de plástico no meio
ambiente”.
1. Organize, em seu caderno, os parágrafos do seu texto: sugerimos que você construa 1 parágrafo para
a introdução, 2 ou 3 parágrafos para o desenvolvimento e 1 parágrafo para a conclusão.
2. Em dupla, planeje a escrita do artigo de opinião, considerando os caminhos à sua textualização:
a. Introdução: faça uma contextualização da temática e apresente o seu ponto de vista de forma clara.
Lembre-se de que a tese de seu texto é a ideia que você vai articular todos os argumentos.b. Desenvolvimento: apresente os argumentos e contra-argumentos (concessões ou ideias opostas) que
você pesquisou na aula anterior. Foi solicitado que você pesquisasse quatro tipos de argumentos, mas você
pode apresentar mais.
c. Conclusão: apresente soluções para o problema, tentando responder às questões: o que fazer? Quem
pode fazer? Para que fazer?
3. Observe os mecanismos de retomada no texto: cuidado para não repetir demais algumas expressões. 👀Lembre-se de que você pode recorrer a vários recursos para fazer retomada, sem precisar fazer repetições.
💬Escreva o artigo de opinião em 1ª pessoa do plural: nós.💬
A atividade será desenvolvida em dupla, mas o
texto é individual. Cada
estudante apresenta o seu
texto
AULA 08 – ARTIGO DE OPINIÃO: REVISÃO TEXTUAL.
Objetivo da aula:
• Revisar o artigo de opinião, tomando como parâmetro as orientações dadas à construção do texto.
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