Atividade 4, 5 e 6 do Caderno do Aluno - Volume 2 - páginas 24, 25 e 26 (adaptado)
Produção de Escrita Colaborativa
Habilidades:
EF07LP06A – Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros.
EF89LP33B Compreender textos de gêneros variados, selecionando estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos.
EF09LP04B Escrever textos, de acordo com a norma-padrão gramatical, que respeitem as estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.
EF89LP33C Analisar as características dos gêneros textuais e suportes.
ATIVIDADE 4 – CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO
A Escrita Colaborativa
É um texto construído por diversas mãos. Não é o mesmo que fazer comentários, concordar ou compartilhar. Significa contribuir, com uma ou muitas pessoas, na construção de uma mesma obra.
Na internet, colaborar significa contribuir com informação relevante. A escrita colaborativa começa com a ideia de alguém e esta ideia se amplia, evolui, se aperfeiçoa através da participação (contribuição) de outras pessoas (coletivo).
@ Diversas são as plataformas disponibilizadas na internet para a escrita colaborativa, dentre elas estão
os blogs, wikis etc. É possível também usar a escrita colaborativa de muitas formas e para muitos
propósitos, por exemplo, uma revista ou jornal digital, uma pesquisa escolar, um artigo, dentre tantas
outras possibilidades.
ATIVIDADE 5 – DIVULGANDO O CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS
MÍDIAS DIGITAIS
Podcast
Conteúdo em áudio, semelhante a um programa de rádio, é direcionado e
pode ser ouvido com flexibilidade pela internet, seja através do computador ou celular.
Atualmente o podcast se tornou um recurso importante para o jornalismo, com os chamados
podcasts noticiosos.
VÍDEO-MINUTO – Como o próprio nome afirma, é um vídeo (áudio e imagem) com duração de 1 minuto. Os objetivos são dos mais diversos: criticar, informar ou gerar humor, homenagear, dentre outros.
Terminado o texto colaborativo, apresentem o conteúdo através de uma das formas digitais aqui apresentadas (podcast ou vídeo-minuto).
Além da apresentação oral, a visual também é importante. Caso não seja possível o uso de
recursos digitais, elaborem cartazes, banners ou outra forma de ilustrar o conteúdo. Sugere-se a
realização de um seminário. Não se esqueçam de filmar a apresentação.
ATIVIDADE 6 – VIRALIZANDO O CONHECIMENTO
Viralizar
Ato ou ação de fazer com que algo se espalhe rapidamente pela internet, ficando
assim conhecido por um grande número de pessoas.
Ato ou ação de fazer com que algo se espalhe rapidamente pela internet, ficando assim conhecido por um grande número de pessoas.
Para disseminar o conhecimento, seria interessante divulgar os materiais digitais produzidos pela turma nas redes sociais, aplicativos de mensagens, em um blog ou vlog.
Essa atitude é muito importante, a fim de que a informação circule para um número maior de pessoas, permitindo assim a democratização do conhecimento.
BLOG – uma plataforma de divulgação na internet de conteúdo apresentado em texto e imagem.
VLOG – uma plataforma de divulgação na internet de conteúdo exclusivamente apresentado em vídeo.
Resultados:
Enzo Felipe 9C
9A: Guilherme principal 12
Natália galante 27
Vitor Hugo Ventura 35
(podcast via whatsapp)
9C: Pedro H. Laia
9A: Luma Marques e Beatriz Rodrigues (podcast via whatsapp)
9°A integrantes : ISABELY RAISSA DA SILVA SALES N°16 ,. INGRID LOPES DIAS N°14 , YAGO SOUZA DE OLIVEIRA N°36 , CAUÃ FELIPE GUERRA DE SOUZA N°05
9C: Ana Luiza Medeiros Gomes,Larissa Moreno Borba de Jesus,Yasmin Vitória,Emilly Rayssa Souza Oliveira
9A Amandla
Comentários
Postar um comentário