Elementos da Comunicação - Aula 1 e 2 (Eletiva Fundamentos da Língua Portuguesa - 8ºs e 9ºs)

Aula 1 (Eletiva Fundamentos da Língua Portuguesa)
 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO



Os seres humanos vivem em comunidade e têm grande necessidade de se comunicar e se entender. Por meio da comunicação, as pessoas procuram expressar suas ideias e seus sentimentos. Numa comunicação existem sempre os elementos a seguir: emissor, mensagem, referente, código, canal e receptor (ou destinatário).

  • Emissor: chamado também de locutor ou falante, o emissor é aquele que emite a mensagem para um ou mais receptores, por exemplo, uma pessoa, um grupo de indivíduos, uma empresa, dentre outros.
  • Receptor: denominado de interlocutor ou ouvinte, o receptor é quem recebe a mensagem emitida pelo emissor.
  • Mensagem: é o objeto utilizado na comunicação, de forma que representa o conteúdo, o conjunto de informações transmitidas pelo locutor.
  • Código: representa o conjunto de signos que serão utilizados na mensagem.
  • Canal de Comunicação: corresponde ao local (meio) onde a mensagem será transmitida, por exemplo, jornal, livro, revista, televisão, telefone, dentre outros.
  • Referente: também chamado de contexto , trata-se da situação comunicativa em que estão inseridos o emissor e receptor.
  • Ruído na Comunicação: ele ocorre quando a mensagem não é decodificada de forma correta pelo interlocutor, por exemplo, o código utilizado pelo locutor, desconhecido pelo interlocutor; barulho do local; voz baixa; dentre outros.

1. Responda às questões.

a) Pesquise: qual seria o meio mais primitivo de comunicação?

b) No seu entender, qual é o meio de comunicação mais frequente?

c) Como uma mensagem pode ser transmitida sem o uso de palavras faladas?

d) Em que  momento o autor não precisa estar frente a frente com seu interlocutor para transmitir sua mensagem?


2. Responda às questões.

a) Com quem você costuma conversar com mais frequência?

b) Qual é o assunto preferido?


3. Você já viu que há muitos tipos de código. Pesquise como usamos os seguintes tipos de código: som, gesto, palavra escrita, palavra falada.


4. No exercício a seguir, aparecem o emissor e o receptor identificados.

Coloque-se no lugar do emissor e invente uma mensagem bem criativa dirigida ao receptor. Veja o modelo.



a) mãe ⇒ filho

b) guarda ⇒ motorista

c) médico ⇒ paciente


5. Reescreva o texto mudando a fala do aluno a seu critério.


6. Redesenhe o quadrinho a seguir, mudando as falas das personagens e desenhando a Leda como você a imagina.



7. Observe as placas de sinalização e pesquise o significado de cada uma delas.



8. Observe que uma palavra quando escrita incorretamente pode gerar dúvidas ou confusão e trazer sérias consequências.


a) Como a mãe deveria ter escrito o bilhete para que o  filho não tivesse dúvidas?

9) As palavras que seguem, você pronuncia com som de /z/, porém não são escritas com z e, sim, com s.

Faça o que se pede. Veja os modelos.


a) Escreva o feminino de:

camponês
poeta
sacerdote
francês
inglês
japonês
português

b) Escreva os substantivos correspondentes aos verbos seguintes.


decidir
defender
empreender
despender

c) Escreva o diminutivo das palavras a seguir cujo radical termina em s.


Rosa
Teresa
Laís
Tomás

d) O que aconteceu com o acento de algumas palavras do item c, ao serem passadas para o grau diminutivo?

e) E com o acento de algumas palavras do item a, ao serem passadas do masculino para o feminino?

 


10. Agora é a sua vez! Dê outros exemplos de palavras que têm o prefixo auto-. Recorra ao dicionário, se for preciso.
11. Agora, dê outras palavras com alto, recorrendo ao dicionário, quando
preciso.



Família de palavras são as palavras que possuem o mesmo radical, ou seja, palavras derivadas.

Radical é o elemento que serve de base às palavras de uma mesma família; é a parte invariável de todas as palavras de uma mesma família.

Exemplos

cresço, crescido, crescente;

decrescente, acrescentar, crescimento, acréscimo; 

venda, invendável, vendedor, vendeira, vendável.


12. Encontre duas palavras derivadas de:

a) nascer

b) descer

c) crescer

d) atar

e) descender

f) florescer

g) oscilar

13. Observe como as palavras do abaixo são escritas. Depois, reúna essas palavras em três famílias.

rebaixar – represar
altitude – embaixo – aprisionar
presídio – altear – baixaria – represa
altivez – prisão – baixote
altura – abaixar

a) baixo

b) preso

c) alto

14. Observe o modelo e separe as sílabas das palavras seguintes.


a) acrescentar

b) discípulo

c) descida

USE O DICIONÁRIO PARA ESCREVER CORRETAMENTE

O dicionário é um livro em que as palavras aparecem em ordem alfabética, acompanhadas de seus significados. É um livro importantíssimo para ajudar no entendimento dos textos e das conversas, pois ninguém conhece completamente as milhares de palavras do idioma (as atuais, as que vão caindo em desuso e as que vão surgindo).
Quando lemos e encontramos palavras desconhecidas ou que nos deixem em
dúvida, devemos consultar um dicionário.
No dicionário as palavras apresentam muitos significados, e compete ao leitor descobrir o sentido da palavra, de acordo com o texto que ele está lendo, isto é, de acordo com o contexto.

Para manusear o dicionário, é preciso:

• conhecer bem a ordem alfabética;
• consultar, no início do dicionário, a página que explica as siglas e as abreviaturas utilizadas, como s.m. (substantivo masculino), s.f. (substantivo feminino), num. (numeral), sing. (singular), pl. (plural).

É importante que você tenha e utilize um dicionário.

Observe a seguir como estes dois verbetes aparecem nos dicionários.

plebe. [Do lat. plebe.] S.f. 1. O povo, por oposição aos nobres. 2. O povo, o populacho. V. ralé (1).

plebeu. [Do lat. plebeiu.] Adj. 1. Pertencente ou relativo à, ou próprio da plebe. • S.m. 2. Homem da plebe. [Sin. (nesta acepç.): peão e (bras.) pé de poeira. Fem.: plebeia.]

De acordo com as informações dadas nos verbetes, qual das palavras é um substantivo e qual pode ser um substantivo e também um adjetivo?

15. Encaixe as palavras plebe e plebeu nas frases a seguir.

A _______________________________ se revoltou contra a nobreza.

A princesa se casou com um _____________________________________.









Fonte: 

Silva, Antonio de Siqueira e.

Língua portuguesa, 6o ano / Antonio de Siqueira e Silva, Rafael

Bertolin. - 3. ed. - São Paulo : IBEP, 2013.

il. ; 28 cm (Caderno do futuro)





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