Elementos da Comunicação - Aula 1 e 2 (Eletiva Fundamentos da Língua Portuguesa - 8ºs e 9ºs)
Aula 1 (Eletiva Fundamentos da Língua Portuguesa) ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Os seres humanos vivem em comunidade e têm grande necessidade de se comunicar e se entender. Por meio da comunicação, as pessoas procuram expressar suas ideias e seus sentimentos. Numa comunicação existem sempre os elementos a seguir: emissor, mensagem, referente, código, canal e receptor (ou destinatário).
- Emissor: chamado também de locutor ou falante, o emissor é aquele que emite a mensagem para um ou mais receptores, por exemplo, uma pessoa, um grupo de indivíduos, uma empresa, dentre outros.
- Receptor: denominado de interlocutor ou ouvinte, o receptor é quem recebe a mensagem emitida pelo emissor.
- Mensagem: é o objeto utilizado na comunicação, de forma que representa o conteúdo, o conjunto de informações transmitidas pelo locutor.
- Código: representa o conjunto de signos que serão utilizados na mensagem.
- Canal de Comunicação: corresponde ao local (meio) onde a mensagem será transmitida, por exemplo, jornal, livro, revista, televisão, telefone, dentre outros.
- Referente: também chamado de contexto , trata-se da situação comunicativa em que estão inseridos o emissor e receptor.
- Ruído na Comunicação: ele ocorre quando a mensagem não é decodificada de forma correta pelo interlocutor, por exemplo, o código utilizado pelo locutor, desconhecido pelo interlocutor; barulho do local; voz baixa; dentre outros.
1. Responda às questões.
a) Pesquise: qual seria o meio mais primitivo de comunicação?
b) No seu entender, qual é o meio de comunicação mais frequente?
c) Como uma mensagem pode ser transmitida sem o uso de palavras faladas?
d) Em que momento o autor não precisa estar frente a frente com seu interlocutor para transmitir sua mensagem?
2. Responda às questões.
a) Com quem você costuma conversar com mais frequência?
b) Qual é o assunto preferido?
3. Você já viu que há muitos tipos de código. Pesquise como usamos os seguintes tipos de código: som, gesto, palavra escrita, palavra falada.
4. No exercício a seguir, aparecem o emissor e o receptor identificados.
Coloque-se no lugar do emissor e invente uma mensagem bem criativa dirigida ao receptor. Veja o modelo.
a) mãe ⇒ filho
b) guarda ⇒ motorista
c) médico ⇒ paciente
5. Reescreva o texto mudando a fala do aluno a seu critério.
6. Redesenhe o quadrinho a seguir, mudando as falas das personagens e desenhando a Leda como você a imagina.
7. Observe as placas de sinalização e pesquise o significado de cada uma delas.
É importante que você tenha e utilize um dicionário.
Observe a seguir como estes dois verbetes aparecem nos dicionários.
plebe. [Do lat. plebe.] S.f. 1. O povo, por oposição aos nobres. 2. O povo, o populacho. V. ralé (1).
plebeu. [Do lat. plebeiu.] Adj. 1. Pertencente ou relativo à, ou próprio da plebe. • S.m. 2. Homem da plebe. [Sin. (nesta acepç.): peão e (bras.) pé de poeira. Fem.: plebeia.]
De acordo com as informações dadas nos verbetes, qual das palavras é um substantivo e qual pode ser um substantivo e também um adjetivo?
15. Encaixe as palavras plebe e plebeu nas frases a seguir.
A _______________________________ se revoltou contra a nobreza.
A princesa se casou com um _____________________________________.
Fonte:
Silva, Antonio de Siqueira e.
Língua portuguesa, 6o ano / Antonio de Siqueira e Silva, Rafael
Bertolin. - 3. ed. - São Paulo : IBEP, 2013.
il. ; 28 cm (Caderno do futuro)
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