SARESP 2022 - 9º ano: Recuperação, reforço e aprofundamento!


Questão 1 – Fácil
T6. H40. Justificar o efeito de humor ou ironia produzido no texto literário pelo uso intencional de palavras ou expressões.
Gabarito: A
Justificativas
A) correta. A expressão “dar cabo” de alguém é que constrói o efeito de humor no texto. Dar cabo, ou matar alguém, não é algo que se espera de um médico, especialmente de um que caminha tão satisfeito.
B) incorreta. O poema realmente é construído por um par de rimas perfeitas, mas o humor não está nas rimas, e sim no uso da expressão “dar cabo de alguém”. Um médico que caminha sorridente e satisfeito, teoricamente não caminha para dar cabo de uma pessoa.
C) incorreta. A expressão que provoca humor é a expressão “dar cabo” de uma pessoa. Não há duplo sentido na expressão. Significa matar alguém.
D) incorreta. A construção intertextual é aquela que tem um texto remetendo a outro, e isso pode ser um efeito de humor. Mas no poema em foco, o humor é causado pelo fato de que o médico caminha feliz e satisfeito e vai “dar cabo de algum sujeito”, ou seja, matar algum sujeito. Não há relação intertextual, mas sim o uso de uma expressão idiomática que provoca o humor.
Comentário
É importante observar no verso que a alegria do doutor contrasta com a intenção de alguém que segue seu caminho para “dar cabo de algum sujeito”. A expressão “dar cabo” é uma expressão idiomática.

Questão 2 – Fácil

T6. H38. Justificar os efeitos de sentido produzidos em um texto literário pelo uso de palavras ou expressões de sentido figurado.

Gabarito: C
Justificativas
A) incorreta. Não há indícios no poema de que o homem tinha transtornos mentais. O fato de “catar comida” no lixo, entre os detritos e engolir com voracidade demonstra um homem faminto. Comia como um bicho.
B) incorreta. O homem mencionado provavelmente era um morador de rua. Era certamente um homem esfomeado. Comia como um bicho, vorazmente procurando comida no lixo. Mas não há indícios no poema de que ele vivesse com os bichos.
C) correta. O poema fala de um homem que procurava comida no lixo e a comia vorazmente. Comia como um bicho.
D) incorreta. O poema certamente fala de um homem pobre. Mas não fala de sua agressividade. Fala de sua voracidade ao comer, por estar faminto e procurando comida no lixo.
Comentário
É preciso que o estudante compreenda o que é o uso de uma palavra em seu sentido figurado. A partir dessa informação em seu repertório pessoal, pode então analisar a comparação que o poema faz entre o homem descrito e o comportamento de um bicho. Um bicho come vorazmente.
Muitos procuram comida no lixo. No poema, o homem se porta como um bicho, procurando desesperadamente alimento no lixo e devorando o que encontra, como se fosse um bicho.

Questão 3 – Fácil

T1. H03. Identificar os interlocutores prováveis de um texto, considerando o uso de formas verbais flexionadas no modo imperativo ou de determinado pronome de tratamento.

Gabarito: B
Justificativas
A) incorreta. O estudante confundiu os modos verbais. O modo indicativo segue a forma “Eu coloco a máscara”. Os verbos estão no modo imperativo, orientando o que deve ser feito: “coloque a máscara”.
B) correta. O estudante identificou corretamente o modo verbal imperativo e observou que os verbos declaram o que os passageiros devem fazer em caso de emergência: puxe, ajuste,
coloque...
C) incorreta. O estudante não percebeu que os verbos utilizados para dar instruções de como agir em situação de emergência estão no modo imperativo, porque declaram o que os passageiros devem fazer em caso de emergência: “coloque a máscara...”.
D) incorreta. O estudante não identificou a quem está destinado o trecho do texto no qual aparecem os verbos destacados, destina-se a todo passageiro de um avião, uma vez que é parte da gravação transmitida em todos os aviões antes de iniciar um voo para que os passageiros tomem conhecimento das normas básicas de segurança. Os verbos estão conjugados de fato, segundo a norma padrão, na terceira pessoa do singular.

Comentário
Os verbos do texto estão conjugados no Modo Imperativo Afirmativo, segundo a norma padrão, em terceira pessoa do singular, no texto refere-se a você. O texto trata sobre quais são os procedimentos básicos de segurança num voo e se dirige a todo aquele que for passageiro de um avião, especialmente aqueles que nunca voaram antes e desconhecem os ditos procedimentos.
A parte do texto em que os verbos estão em Imperativo Afirmativo, é a transcrição da gravação que é passada no avião antes de iniciar o voo, para que todos os passageiros tomem conhecimento dos procedimentos de segurança, portanto os verbos destacados dirigem-se aos passageiros de um avião.

Questão 4 – Fácil

T2. H04. Identificar o sentido restrito a determinada área de conhecimento (técnica, tecnológica ou científica) de vocábulo ou expressão utilizados em um segmento de texto, selecionando aquele que pode substituí-lo por sinonímia no contexto em que se insere.

Gabarito: C
Justificativas
A) incorreta. O estudante não observou que substituir a palavra “coprodutores” por autores principais muda o sentido da expressão. O coautor não é um autor principal. A expressão que melhor substitui a palavra “coprodutores” é criadores em conjunto. Qualquer cidadão pode documentar uma situação, enviá-la para um jornal e se tornar criador da notícia em conjunto com a redação do jornal.
B) incorreta. O estudante não observou que a notícia não foi construída por sócios. Não notou que qualquer cidadão pode flagrar um momento importante na rua, documenta-lo e enviá-lo para um jornal, tornando-se coautor de uma notícia. A expressão que melhor substitui a palavra “coprodutores” é criadores em conjunto. Qualquer cidadão pode documentar uma situação, enviá-la para um jornal e se tornar criador da notícia em conjunto com a redação do jornal.
C) correta. O estudante observou corretamente que a expressão que melhor substitui a palavra “coprodutores” é criadores em conjunto. Qualquer cidadão pode documentar uma situação, enviá-la para um jornal e se tornar criador da notícia em conjunto com a redação do jornal.
D) incorreta. O estudante não observou que o coautor, no texto, é um cidadão comum que flagra um momento, registra-o e envia-o para a redação de um jornal, revista, mídia eletrônica,
etc. A expressão que melhor substitui a palavra “coprodutores” é criadores em conjunto. Qual-
quer cidadão pode documentar uma situação, enviá-la para um jornal e se tornar criador da
notícia em conjunto com a redação do jornal.
Comentário
Para responder à questão, o estudante precisa identificar o sentido da palavra “coprodutor” inserida no texto, e identificar seu sentido. O conhecimento prévio da formação de palavras a partir de derivação prefixal ajudará o estudante a chegar à resposta correta. “Coprodutor” é uma palavra é formada a partir do acréscimo do prefixo “co” que, somado a um substantivo, significa “com”. O prefixo utilizado é de origem latina e significa companhia, simultaneidade, união. Portanto, o sentido de coprodutores, o qual o estudante deve identificar no texto, significa uma produção realizada em conjunto.

Questão 13 – Fácil

T6. H33. Distinguir o discurso direto da personagem do discurso do narrador, em uma narrativa literária.

Gabarito: A
Justificativas
A) correta. O narrador descreve a cena e, de fato, não lê o pensamento da personagem. É, portanto, um narrador observador, não participante.
B) incorreta. Exceto na primeira narrativa, quando diz “coitado”, referindo-se ao burro, o narrador não emite sua opinião. Apenas narra o ocorrido. Todas as opiniões são emitidas pelas personagens.
C) incorreta. Um narrador onisciente lê o pensamento das personagens de uma narrativa. Nesse caso, o narrador limita-se a descrever cenas concretas, não emitindo leituras de pensamento. Portanto, não é onisciente. É um narrador observador, não participante.
D) incorreta. O narrador não participa da história. Ele apenas narra. Não se mistura com as
personagens. As personagens são o burro, o cavalo e os tropeiros. O narrador observa e narra, sem participar.
Comentário

É necessário distinguir a fala do narrador das falas das personagens. Nesse texto, o burro e o cavalo têm suas falas introduzidas por discurso direto, começando, portanto, por travessão. Apenas os tropeiros têm sua fala narrada pelo narrador. Ainda assim, o narrador narra a cena dos tropeiros sem participar dela. Narra como observador.

Questão 16 – Fácil

T3. H16. Estabelecer relações de causa/consequência entre informações subentendidas ou pressupostas distribuídas ao longo de um texto.

Gabarito B
Justificativas
A) incorreta. O estudante não estabeleceu uma relação correta de causa e consequência e
não localizou corretamente a informação sobre as doenças causadas pelo contínuo consumo de alimentos que contêm resíduos de agrotóxicos. O texto não menciona como consequência a sensação de incômodo no estômago, mesmo porque os efeitos são cumulativos e não imediatos. A relação correta está no consumo contínuo de alimentos que contêm agrotóxico e o acometimento de doenças como o câncer.
B) correta. O estudante estabeleceu corretamente a relação entre a causa (consumir continuamente alimentos que contêm resíduos de agrotóxicos), e sua consequência (contrair uma doença, como por exemplo, o câncer). Também localizou corretamente a informação sobre o tipo de doença que se pode contrair ao longo prazo.
C) incorreta. O estudante não estabeleceu corretamente uma relação de causa e consequência e não localizou corretamente a informação sobre as doenças causadas pelo contínuo consumo de alimentos que contêm resíduos de agrotóxicos. O texto não menciona como consequência mal estar, tontura ou enjoo, que seriam efeitos imediatos e não cumulativos. A relação correta está no consumo contínuo de alimentos que contêm agrotóxico e o acometimento de doenças como o câncer.
D) incorreta. O estudante não estabeleceu uma relação correta de causa e consequência e não localizou a informação sobre as doenças causadas pelo contínuo consumo de alimentos que contêm resíduos de agrotóxicos. O texto não menciona como consequência o aumento da pressão arterial nas pessoas. A relação correta está no consumo contínuo de alimentos que contêm agrotóxico e o acometimento de doenças como o câncer.

Comentário

A questão exige que o estudante leia com atenção o texto verbal, que informa que o consumo de alimentos que contêm resíduos de agrotóxicos causa problemas na saúde ao longo prazo, ou seja, o efeito não é imediato, e sim cumulativo. O texto indica algumas doenças que podem ser causadas pelo consumo desses alimentos: problemas no sistema nervoso, câncer ou alterações fetais. Após a leitura o estudante deve estabelecer uma relação de causa e consequência entre o consumo de alimentos com resíduos de agrotóxicos e as doenças indicadas no texto.

Questão 19 – Médio

T3. H19. Justificar o efeito de sentido produzido, em um texto, pelo uso intencional de notações e nomenclaturas específicas de determinada área de conhecimento científico.

Gabarito: C
Justificativas
A) incorreta. O estudante não observou que o texto não critica a ingestão de substâncias
químicas, mas sim o desconhecimento das pessoas em relação à própria química, comportamento que é resultado do desinteresse por essa disciplina.
B) incorreta. O estudante não observou que o consumo de ácido acetilsalicílico não é pontuado como negligente, mas como algo que acontece apesar de as pessoas não saberem que essa substância é um ácido e muito menos que é um composto químico. Isso devido ao fato de
que as pessoas não gostam de química.
C) correta. O estudante compreendeu que o autor critica o fato de que as pessoas não identificam os compostos químicos que consomem porque não gostam de química, e, portanto, desconhecem o fato de que estão consumindo ácidos ou outros componentes.

D) incorreta. O estudante inferiu a ideia de preconceito provavelmente pela “fala” do Metanol.
Entretanto o que está sendo pontuado é a ignorância das pessoas em relação à química, resultante do desinteresse da maioria pelo aprendizado dessa disciplina. Portanto, o texto não trata de  preconceito, mas de desconhecimento.

Comentário

O autor do texto utiliza os termos químicos metanol e ácido acetilsalicílico utilizados na Química. O primeiro termo, metanol, é conhecido pelo senso comum, devido à sua utilização como combustível, e também é conhecido por ser altamente tóxico. Já o segundo termo, ácido acetilsalicílico, não é conhecido pela maioria das pessoas, e sim por aqueles que têm conhecimento nessa ciência. É um ácido presente em várias medicações, como, por exemplo, a aspirina, frequentemente utilizada por grande parte das pessoas que ignoram totalmente o composto químico que a compõe, fato que, segundo o autor, ocorre pelo fato da grande parte das pessoas não gostar de química. As pessoas ingerem o ácido acetilsalicílico sem saberem que é uma substância química.

Questão 22 – Médio

T3. H18. Inferir a tese de um texto argumentativo, com base na argumentação construída pelo autor.
Gabarito: C
Justificativas
A) incorreta. O estudante observou que o texto valoriza a bicicleta como meio de mobilidade urbana, mas não observou que o autor questiona exatamente se o uso de bicicletas em massa será apenas recorrente durante a Copa do Mundo. Para ele, é preciso que se torne um comportamento, de fato.
B) incorreta. O estudante não observou que o autor utiliza o respeito pela faixa de pedestres como um comportamento positivo dos brasilienses, e que aprender a conviver com as bicicletas é mais uma conquista relevante. Mas não é um desafio fazer com que os dois comportamentos convivam.
C) correta. O estudante identificou corretamente que, para o autor, a bicicleta é um projeto de mobilidade urbana que faz de uma cidade um exemplo de civilização e modernidade.
D) incorreta. O estudante não observou que, para o autor, a bicicleta é um sinal de modernidade e civilização. Conviver com a supremacia motorizada das grandes cidades é um desafio,
mas não o ponto de vista defendido pelo texto.
Comentário
Para responder à questão, o estudante precisa, primeiramente, identificar os argumentos que o autor utiliza para defender a criação e o uso de ciclovias em toda a cidade de Brasília. O autor inicia mencionando a utilização das bicicletas pelo turistas e até mesmo pelos cidadãos de Brasília por conta da Copa do Mundo, destacando que esse comportamento não pode ser só momentâneo, resultante do evento da Copa. O autor segue sua argumentação informando que a cidade é conhecida pelo respeito à faixa de pedestres e as ciclovias poderiam representar outra conquista relevante para a cidade, menciona também os benefícios que as ciclovias trariam para a cidade.
Uma vez identificados corretamente os argumentos utilizados pelo autor, o estudante tem condições de inferir a tese do autor: as ciclovias são recursos de mobilidade urbana que fazem de uma
cidade um exemplo de civilização e modernidade.

Questão 25 – Médio
T5. H25. Justificar a presença, em um texto, de marcas de variação linguística que dizem respeito às diferenças entre os padrões da linguagem oral e os da escrita, do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe.
Gabarito: A
Justificativas

A) correta. Expressões como Tiantônia, Nhinhinha, cabeçudota, carecia de contar, etc. São marcas da oralidade regional que enriquecem a obra de Guimarães Rosa ao serem transpostas para a forma escrita.
B) incorreta. O texto não apresenta alterações no registro linguístico. Ele retrata exatamente o registro linguístico como ele era no tempo e espaço de Guimarães Rosa. São as marcas de oralidade regional que tornam tão rica a obra do autor e que ele transpõe com maestria para a forma escrita.
C) incorreta. O autor não se esforça para fazer uso da norma culta da língua portuguesa. Ele retrata o discurso em seu registro local, tempo e espaço original, sem se preocupar com a formalidade. É formal quando necessário, é informal quando cabe na obra.
D) incorreta. As palavras utilizadas existem na língua portuguesa, embora não sejam utilizadas
em âmbito nacional. São expressões locais, regionais, que encontram seu valor e sentido
no tempo e no espaço do autor e da obra.
Comentário
É importante, antes de tudo, identificar as marcas típicas do discurso: as palavras e expressões que não são corriqueiras em todo o país. Partindo, então do pressuposto de que não há certo e erra-
do, mas sim norma culta e variações linguísticas, analisando o texto sem preconceito linguístico é possível observar que o texto traz marcas da oralidade transpostas para a língua escrita.

Questão 28 – Médio
T3. H14. Identificar o sentido de operadores discursivos ou de processos persuasivos utilizados em um texto argumentativo.

Gabarito: A
Justificativas

A) correta. O estudante identificou corretamente os argumentos utilizados pelo autor e seu processo de persuasão, e observou que ele cita diversos exemplos que provam que partes isoladas ou indivíduos de um sistema não realizam determinadas tarefas que só conseguem se estiverem no coletivo.
B) incorreta. O estudante não observou que o autor não traz relatos para seu texto. Ele exemplifica ações que são conseguidas no âmbito do coletivo, e que não conseguem se consolidar no âmbito das ações individuais.
C) incorreta. O estudante não observou que o texto não traz narrativas. A argumentação do
autor é feita por meio de exemplos, mas não de textos narrados.
D) incorreta. O estudante não observou que o autor não se refere a pesquisas para comprovar sua tese. Ele parte de fatos consolidados e os utiliza como exemplos apenas, sem discuti-los
cientificamente.

Comentário

Para responder corretamente à questão, o estudante precisa identificar a tese defendida pelo autor: é
possível conseguir, utilizando a inteligência coletiva, ou seja, a soma da inteligência de todos, resultados que não se consegue obter na esfera do individual. A partir daí, é preciso observar a característica da argumentação do autor e constatar que ele faz uso de exemplos para sustentar sua tese.

Questão 31 – Médio
T1. H01.. Identificar a finalidade de um texto, seu gênero e assunto principal.
Gabarito: C
Justificativas

A) incorreta. O estudante não identificou o gênero textual correto. Uma propaganda tem como finalidade principal vender um determinado produto. O texto mostra o fracasso da Campanha de Desarmamento, portanto faz uma crítica à campanha.
B) incorreta. O estudante não identificou o gênero textual correto. Um cartum retrata situações
genéricas, universais e atemporais satirizando os costumes humanos. A única medida governamental que o texto indica é a Campanha de Desarmamento, e satiriza o seu total fracasso. O gênero textual em foco é a charge. Uma charge satiriza, critica um fato ou acontecimento específico e aborda temas políticos, sociais ou econômicos.
C) correta. O estudante acertou ao identificar corretamente o gênero textual. Uma charge satiriza, critica um fato ou acontecimento específico e aborda temas políticos, sociais ou econômicos. A finalidade do texto é mostrar que a Campanha Nacional de Desarmamento é um fracasso e que os bandidos continuarão tendo acesso fácil às armas de fogo.
D) incorreta. O estudante não identificou o gênero textual correto. Um cartaz tem como finalidade instruir, informar ou também persuadir. O texto indica que o desarmamento não ocorrerá, nem mesmo lentamente, e que os bandidos continuarão tendo acesso fácil às armas de fogo. O gênero textual em foco é uma charge. Pode ser reconhecido porque satiriza um acontecimento específico e aborda um tema social, político ou econômico.
Comentário
A leitura proposta consiste na identificação de três elementos: gênero, assunto e finalidade do texto.
A charge trata sobre o tema do desarmamento no Brasil e tem a finalidade de satirizar a completa ineficiência da Campanha de Desarmamento e a postura do governo frente a ela. A charge inicia
com a palavra “desarmamento” seguida do ponto de interrogação, colocando em dúvida se o dito desarmamento ocorre de fato no Brasil. O autor joga com os opostos: não sabe calcular/sabe calcular, frases destacadas no texto em vermelho, ressaltando dessa forma a ignorância do governo e o quanto a Campanha de Desarmamento é ineficaz.

Questão 34 – Médio
T2. H11. Inferir o tema ou o assunto principal, com base na localização de informações ex-
plícitas no texto.

Gabarito:
Justificativas

A) incorreta. O estudante não observou que o autor critica ferrenhamente o fato de mártires tão
importantes não serem lembrados e homenageados pela sua luta em prol dos direitos dos trabalhadores.
B) incorreta. O estudante não observou o tom de crítica do autor. Ao longo do texto, ele critica o fato de que não há nenhuma lembrança sequer aos trabalhadores enforcados na luta por direitos trabalhistas.
C) correta. O estudante identificou corretamente que o autor denuncia que fatos importantes
como o enforcamento de operários em 1886 foram esquecidos pelo poder público e pela
população.
D) incorreta. O autor não relembra. Ele constata, critica, denuncia o fato de que os Estados Uni-
dos não enaltecem os mártires de 1886, que foram enforcados na luta por direitos trabalhistas, como heróis responsáveis pelo início das lutas pelos direitos dos trabalhadores, luta que
é comemorada em diversas partes do mundo no dia 1o de maio.

Comentário

Para responder à questão, o estudante precisa localizar no texto as informações que indicam a falta do reconhecimento, pelos Estados Unidos, dos mártires que lutaram pelos direitos trabalhistas.
O autor inicia o texto informando ao leitor sobre a quantidade enorme de fábricas e operários existentes na cidade de Chicago, e segue mostrando o estranhamento pelo fato do dia 1o de maio ter sua origem nessa cidade através da luta dos operários que lá foram enforcados, e não haver absolutamente nada na cidade que mostre esse acontecimento, nenhum monumento, nenhuma estátua, absolutamente nada, nada que recorde a origem dos direitos trabalhistas conquistados.

Questão 37 – Médio
T6. H37. Inferir o papel desempenhado pelas personagens em uma narrativa literária.
Gabarito: 
Justificativa
A) incorreta. Embora o pai admirasse a beleza da filha, a vontade de tomá-la, abraçá-la, a vontade
de que ela fizesse tudo o que ele quisesse demonstram o sentimento de posse fanática do pai pela filha.
B) correta. O pai demonstra seu fanatismo pela filha ao dizer que a admira porque ela faz tudo o
que ele quer, porque quer tomá-la nos braços, abraçá-la. Fala como se fosse dono da moça.
C) incorreta. O pai não cobra o amor da filha. Ele demonstra uma paixão doentia pela moça, um
sentimento de posse que vai além do amor.
D) incorreta. Embora o pai demonstre respeito pelos talentos da filha, o sentimento que impera é o de um fanatismo doentio. Ele a possui como se fosse parte dele mesmo.
Comentário
É importante observar os detalhes da fala em relação à moça. Além de descrever sua beleza, o
narrador descreve que o pai a admira porque ela fazia tudo o que ele quisesse. Fala do seu desejo
de tomá-la e embalá-la nos braços como se fosse posse dele.

Questão 40 – Difícil

T6. H31. Identificar recursos semânticos expressivos (antítese, personificação, metáfora, metonímia) em segmentos de um poema, a partir de uma dada definição.

Gabarito: A
Justificativas
A) correta. No poema, a terra é tratada como se fosse uma pessoa. É protagonista do poema e assume características humanas, o que caracteriza a figura de linguagem conhecida como personificação ou prosopopeia.
B) incorreta. De fato, uma metáfora é o emprego de uma palavra com o significado de outra em
vista de uma relação de semelhanças entre ambas. É uma comparação subentendida.
C) incorreta. A antítese, de fato, consiste no uso de palavras de sentidos opostos, como, por
exemplo, “o nada com Deus é tudo”. Mas essa não é a marca no poema. A figura que predomina é a prosopopeia, ou personificação: a terra fala em primeira pessoa, como se fosse
um indivíduo.
D) incorreta. O pleonasmo refere-se, de fato, à intensificação de um termo através de sua repe-

Questão 43 – Difícil

T2. H05. Localizar itens de informação explícita, relativos à descrição de características de determinado objeto, fenômeno, cenário, época ou pessoa.

Gabarito: A
Justificativas
A) correta. O estudante localizou corretamente as informações pedidas: localizou no gráfico
o ano 1970 e sua respectiva taxa de fecundidade (5,8 filhos), e decifrou corretamente o
significado do vocábulo “decresce”: algo que diminui. Identificou o ano 2000 como trinta anos após 1970, localizou-o no mapa assim como sua taxa de fecundidade.
B) incorreta. O estudante não localizou corretamente as informações no gráfico e arredondou o número 5,8 para 6; localizou equivocadamente a segunda informação: não identificou o ano 2000 como sendo os trinta anos posteriores, e sim 1991, vinte e um anos posteriores.
C) incorreta. O estudante não localizou a segunda informação pedida nas alternativas. A primeira informação está correta: em 1970 a taxa de fecundidade era em média 5,8 filhos.
A segunda informação pede que o estudante localize no gráfico a taxa de fecundidade nos
próximos trinta anos. Ele se equivocou ao localizar os trinta ou vinte anos anteriores, ou
seja, 1950 ou 1940, pois a taxa é a mesma para ambos anos. O estudante não compreendeu o significado da palavra decresce (como algo que diminui) e por esse motivo não compreendeu a relação entre o que foi pedido e os dados no texto.
D) incorreta. O estudante não localizou a primeira informação pedida: a taxa de fecundidade em
1970 é de 5,8 filhos, a taxa de 6,2 é de 1950 ou 1940. A segunda informação também está
incorreta, pois trinta anos depois é o ano 2000 e a taxa diminui, ou seja, decresce para 2,3
filhos e não aumenta para 6,3.

Comentário

Para responder corretamente à questão, o estudante precisa fazer uma leitura correta do gráfico,
localizando o ano de 1970 e sua respectiva taxa de fecundidade no Brasil. Em seguida, o estudante deve localizar o ano 2000, que corresponde a trinta anos depois dos anos 70, e localizar sua
taxa de fecundidade. A solução exige que o estudante entenda o significado da palavra decresce
(diminui) para que ele compreenda corretamente a relação entre os dados no gráfico e o que é exposto nas alternativas.

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