Esta Sequência
de Atividades será dedicada ao estudo de gêneros
textuais que apresentam
predominância da descrição, com foco na sua
organização textual e funcionamento linguístico e
gramatical.
Vocês já conhecem alguns destes gêneros textuais - como perfil, carta de apresentação e autorretrato,
por exemplo, e, a partir
deles, serão exploradas
categorias gramaticais.
Nessa primeira aula, vamos vivenciar a ação de descrever
para que, nas próximas
aulas, seja possível explorar conceitos teóricos
importantes à construção
- e reflexão linguística desses gêneros textuais. Primeiro, vocês irão
se descrever, ou seja, vão
relacionar características
físicas e psicológicas, que
serão retomadas na Aula
7, como forma de produção de texto.
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 1
AULA 1 - DESCRIÇÃO DE SI MESMO: PRODUÇÃO INICIAL
Objetivo da aula:
• Empregar adjetivos para caracterizar, física e psicologicamente, a si mesmo
1. Produção escrita.
Liste suas características físicas e psicológicas. Escreva também sobre o que gosta de fazer em casa, o que
pensa sobre a vida e outras informações de si que considere pertinente.
2. Você consegue identificar textos que têm a finalidade de descrever pessoas, cenas ou situações? Que
classe gramatical foi fundamental para materializar sua descrição?
No cotidiano, somos inseridos em práticas discursivas que nos levam a descrever, não apenas pessoas e imagens mas cenas, situações diárias, entre outras coisas.
Para saber mais sobre Classes de Palavras
👉 http://mardossubstantivos.blogspot.com/2021/04/classes-gramaticais.html
Sugestão de Resposta exercício 2: Perfil de redes sociais, Currículo, Autorretrato, Notícia, Diário etc. Classe Gramatical: Adjetivo
AULA 2 - DESCRIÇÃO: PARA QUE SERVE E COMO SE ORGANIZA?
Objetivo da aula:
• Reconhecer a função social e discursiva do gênero textual perfil, no qual predomina a descrição, tanto de
pessoas, objetos, ambientes e situações como cenas; bem como identificar marcas linguísticas dos textos
descritivos.
A Aula 2 será dedicada ao estudo dos gênero carta de apresentação, com
foco na sua organização
textual e funcionamento
linguístico e gramatical.
Esses dois
gêneros são utilizados
discursivamente em situações de comunicação que
têm por objetivo descrever uma pessoa, no caso do perfil de uma pessoa, e as habilidades, no caso da
carta de apresentação.
a) Sugestão de resposta:
Texto 1: descrever a Jovem Sara; Texto 2: descrever a casa.
b) Descrição do ser/objeto situado no presente - 1 - A jovem Sara - tenho sou, moro, gosto.
Descrição do ser/objeto situado no passado - 2 - A casa e os retratos - era, parecia, estava, descascavam, havia.
Observe que,
no Texto 1, são apresentadas as características
de Sara para depois ela
ser situada textualmente
na descrição, diferente
do Texto 2 que, primeiro, apresenta a casa. A descrição do Texto 1 está marcada em 1ª pessoa, porque
é a própria Sara quem
está se descrevendo, e se
situa no presente, sendo
observado pelo uso de
formas verbais: “tenho”, “sou”, “moro”, gosto”.
Já a
descrição do Texto 2 está
marcada, temporalmente,
no passado, a partir de formas verbais no pretérito
imperfeito (era, parecia,
estava) e na 3ª pessoa do
singular (a casa - ela) e na
3ª pessoa do plural (os retratos - eles).
Quando a descrição situa
um ser/objeto no momento da fala, os verbos
utilizados se apresentam
no presente, mas quando
a descrição situa um ser/
objeto em um momento
anterior à enunciação, os
verbos utilizados se apresentam no pretérito imperfeito.
👉 PARA FIXAR...
Escolha um dos textos (Texto 1 ou Texto 2) e faça um Mapa Mental com as ideia principais - palavras chave do texto escolhido.
AULA 3 - DESCRIÇÃO DE PESSOAS, OBJETOS E AMBIENTES
Objetivo da aula:
• Identificar o uso de formas verbais no presente e pretérito imperfeito em gêneros textuais que têm por
finalidade descrever objetos/pessoas ou cenas.
Nesta aula observaremos a função dos verbos
nos textos de diferentes
gêneros textuais apresentados, em que há predominância de descrição de
pessoas, objetos, cenas
ou situações. Esse tipo de
texto apresenta características linguísticas específicas, tais como a recorrência de verbos, que podem
situar, temporalmente, os
objetos descritos no passado ou presente, a partir
de verbos no pretérito imperfeito e presente do indicativo, respectivamente.
No Exemplo 1, veja que o presente
é utilizado quando o ser/
objeto descrito se situa no
momento da enunciação do falante, destacando os
verbos:é, tem, funciona, estão .Já os verbos no pretérito imperfeito são utilizados quando o locutor
enuncia fatos ocorridos,
transportados mentalmente para o momento
da ocorrência, como no
Exemplo 2. Observe que o
autor descreve uma cena
observada ou vivenciada
em um momento anterior
,
por isso ele situa a descrição no pretérito, sinalizando que o ocorrido não
está no mesmo momento
da fala. Perceba a importância da concordância do
verbo com outros elementos do enunciado
.
Leiam
os textos da atividade proposta, destacando/grifando as formas verbais para
melhor compreensão da
funcionalidade dessas palavras no texto.
a. Sugestão de resposta: descrever habilidades para concorre à função de Analista de Recursos Humanos nas lojas Cia das Roupas.
Sugestão de resposta: descrever uma cena, que é o final de feira de um bairro, para isso, faz-se a descrição do local (feira) a partir de ações desenvolvidas pelas pessoas. Observe que, apesar de termos a presença de verbos de ação, trata-se da descrição de uma ambiente.
b. v,v,v,v,f,v,v.
c. venho, sou acredito, espero, tenho.
eram, começavam, apanhavam, pechinchavam, pediam, passeavam, assaltavam, acabavam, espalhava, tomava, desmontavam, juntavam, saíam, subia, estendiam.
e. O feirante desmontava rapidamente as barracas.O menino de rua juntava as frutas, hortaliças, verduras, legumes.
O pedinte estendia as mãos ao político que distribuía simpatia e santinhos naquele lugar.
3. Os verbos no presente fazem referência aos (as) fatos/situações ocorridos(as) no momento da fala. Já os verbos no pretérito fazem referência aos fatos/situações ocorridos (as) em um momento anterior a fala.
Vamos observar como os
verbos no pretérito imperfeito do modo indicativo
funcionam em textos que
descrevem experiências e/
ou situações, a exemplo
do relato.
O texto explorado nessa aula se trata de um relato. Há textos em que a descrição é o tipo dominante, em outros, ela entra como uma estrutura secundária, mas igualmente importante. No relato da atividade, o autor sempre expõe situações/experiências vividas em um momento anterior, ou seja, no passado. Mesmo havendo muitos verbos de ação no relato, a descrição está muito presente, pois o foco é a apresentação da experiência.
Resposta: A
2. B
3. B
4. D
5. B, C, E
AULA 5: DESCRIÇÃO E MARCAS DA EXPRESSIVIDADE
Objetivo da aula:
• Identificar e reconhecer marcas da expressividade nos gêneros textuais poema e romance, que
apresentem a predominância da descrição a partir do uso de recursos linguísticos.
Nos gêneros
textuais que apresentam
a predominância da descrição, o produtor textual
recorre a diversos recursos
expressivos, a exemplo da
comparação. Nesse sentido, essa aula será dedicada à análise da expressividade do sujeito. É possível observarmos que, em alguns gêneros textuais, em que
há predominância de
descrição, há mais recursos expressivos que em
outros. Essa expressividade revela, muitas vezes,
a relação que o falante
tem ou mantém com o
objeto descrito.
Leia o poema e responda oralmente:
a) Quais são as
características da morena?
b) Em algum momento da
descrição a morena é comparada com outra coisa?
c) Vocês acham que existe
algum tipo de emoção ou
sentimento da autora nesse poema?
A "morena" é descrita no poema: a jovem é bonita, meiga e tem olhos escuros, lindos e puros como como uma noite tranquila/agradável. Observe que temos uma comparação, os olhos escuros são comparados com a noite.
A COMPARAÇÃO é uma figura de linguagem que estabelece uma relação de similaridade, ou seja, comparação entre duas palavras ou ideias
em um enunciado. A comparação é marcada, geralmente, por conectivos: como, tal
qual, tal como, assim, tão, quanto, parece etc. A comparação já sinaliza um envolvimento afetivo da autora com o objeto descrito. Nesse sentido, é possível observar que
essa descrição é mais expressiva.
Texto 1 - A
Texto 2 - B
3. a. Iracema como a virgem dos lábios de mel, cabelos negros e longos, ágil e delicada. Alda Silva usava cabelos lisos e parcialmente presos, trajava vestidos colorido.
b. Iracema tem os lábios de mel (doce como o mel), os cabelos negros como as asas da graúna e os cabelos longos como o talhe da palmeira. Sorriso mais doce que o favo de jati e hálito perfumado mais que a baunilha.
4. Na língua portuguesa é possível identificar as expressões do sujeito na escrita e na fala a partir de determinadas classes gramaticais, como verbos, advérbios e adjetivos, por exemplo. Aqui, os adjetivos foram usados para exprimir pontos de vista do sujeito.
FINALIZANDO
As
marcas da
expressividade
do sujeito em gêneros
textuais que apresentam
predominância da descrição podem aparecer tanto
naqueles que descrevemos “nós mesmos” como
naqueles que descrevemos os “outros”. Atentem para os
recursos
linguísticos utilizados na
descrição e que
revelam
expressividade, como as
comparações, por exemplo
.
AULA 6 – PALAVRAS QUE CARACTERIZAM OS SERES/OBJETOS
Objetivo da aula:
• Identificar e reconhecer a função dos adjetivos em gêneros textuais que apresentam predominância da
descrição.
Esta Aula 6 é
destinada ao estudo dos
adjetivos em gêneros textuais que apresentam predominância da descrição.
Texto 1: A cadela. É branca, olhos claros, focinho preto, mansa, carinhosa, inteligente.
Texto 2: A noite de luar como objeto descrito. Clara, chorosas, formosas, luz sagrada, serena.
c. O enunciador apresenta afetividade em relação aos objetos descritos, destacando que o texto 2 revela mais traços subjetivos do autor que o 1.
AULA 7: AUTORRETRATO - Parte I.
Objetivo da aula: Realizar uma descrição do gênero textual perfil, de modo a refletir sobre as características físicas e psicológicas de si mesmo.
Façam seus
autorretratos (selfies), escrevam os perfis e montem um livro digital para ser compartilhado entre a turma,como
forma de se conhecerem melhor.
Amei esse poste! Imagens lindas!!!!! Quero aprender a desenhar manga!💖
ResponderExcluir😀👍💮😘📝
ResponderExcluirParabéns. Muito bonito e bem ilustrado.
ResponderExcluirmuito topp amei
ResponderExcluir