Retomada - 9º ANO - 1º Bimestre - 2023


 Esta Sequência de Atividades será dedicada ao estudo de gêneros textuais que apresentam predominância da descrição, com foco na sua organização textual e funcionamento linguístico e gramatical.  

 Vocês já conhecem alguns destes gêneros textuais - como perfil, carta de apresentação e autorretrato, por exemplo, e, a partir deles, serão exploradas categorias gramaticais. 

 Nessa primeira aula, vamos vivenciar a ação de descrever para que, nas próximas aulas, seja possível explorar conceitos teóricos importantes à construção - e reflexão linguística desses gêneros textuais. Primeiro, vocês irão se descrever, ou seja, vão relacionar características físicas e psicológicas, que serão retomadas na Aula 7, como forma de produção de texto.


SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 1 


AULA 1 - DESCRIÇÃO DE SI MESMO: PRODUÇÃO INICIAL


Objetivo da aula: 

• Empregar adjetivos para caracterizar, física e psicologicamente, a si mesmo



1. Produção escrita. Liste suas características físicas e psicológicas. Escreva também sobre o que gosta de fazer em casa, o que pensa sobre a vida e outras informações de si que considere pertinente.


2. Você consegue identificar textos que têm a finalidade de descrever pessoas, cenas ou situações? Que classe gramatical foi fundamental para materializar sua descrição?


No cotidiano, somos inseridos em práticas discursivas que nos levam a  descrever, não apenas pessoas e imagens mas cenas, situações diárias, entre outras coisas.



Para saber mais sobre Classes de Palavras 

👉 http://mardossubstantivos.blogspot.com/2021/04/classes-gramaticais.html


Sugestão de Resposta exercício 2: Perfil de redes sociais, Currículo, Autorretrato, Notícia, Diário etc. Classe Gramatical: Adjetivo


AULA 2 - DESCRIÇÃO: PARA QUE SERVE E COMO SE ORGANIZA? 

Objetivo da aula: 

• Reconhecer a função social e discursiva do gênero textual perfil, no qual predomina a descrição, tanto de pessoas, objetos, ambientes e situações como cenas; bem como identificar marcas linguísticas dos textos descritivos.

A Aula 2 será dedicada ao estudo dos gênero carta de apresentação, com foco na sua organização textual e funcionamento linguístico e gramatical. Esses dois gêneros são utilizados discursivamente em situações de comunicação que têm por objetivo descrever uma pessoa, no caso do perfil de uma pessoa, e as habilidades, no caso da carta de apresentação.






a) Sugestão de resposta: 
Texto 1: descrever a Jovem Sara; Texto 2: descrever a casa.
b) Descrição do ser/objeto situado no presente - 1 - A jovem Sara - tenho sou, moro, gosto.
Descrição do ser/objeto situado no passado - 2 - A casa e os retratos - era, parecia, estava, descascavam, havia.

Observe que, no Texto 1, são apresentadas as características de Sara para depois ela ser situada textualmente na descrição, diferente do Texto 2 que, primeiro, apresenta a casa. A descrição do Texto 1 está marcada em 1ª pessoa, porque é a própria Sara quem está se descrevendo, e se situa no presente, sendo observado pelo uso de formas verbais: “tenho”, “sou”, “moro”, gosto”

Já a descrição do Texto 2 está marcada, temporalmente, no passado, a partir de formas verbais no pretérito imperfeito (era, parecia, estava) e na 3ª pessoa do singular (a casa - ela) e na 3ª pessoa do plural (os retratos - eles). 

Quando a descrição situa um ser/objeto no momento da fala, os verbos utilizados se apresentam no presente, mas quando a descrição situa um ser/ objeto em um momento anterior à enunciação, os verbos utilizados se apresentam no pretérito imperfeito.

👉 PARA FIXAR...

Escolha um dos textos (Texto 1 ou Texto 2) e faça um Mapa Mental com as ideia principais - palavras chave do texto escolhido.


AULA 3 - DESCRIÇÃO DE PESSOAS, OBJETOS E AMBIENTES 

Objetivo da aula:

 • Identificar o uso de formas verbais no presente e pretérito imperfeito em gêneros textuais que têm por finalidade descrever objetos/pessoas ou cenas. 

 Nesta aula observaremos a função dos verbos nos textos de diferentes gêneros textuais apresentados, em que há predominância de descrição de pessoas, objetos, cenas ou situações. Esse tipo de texto apresenta características linguísticas específicas, tais como a recorrência de verbos, que podem situar, temporalmente, os objetos descritos no passado ou presente, a partir de verbos no pretérito imperfeito e presente do indicativo, respectivamente.



No Exemplo 1, veja que o presente é utilizado quando o ser/ objeto descrito se situa no momento da enunciação do falante, destacando os verbos:é, tem, funciona, estão .Já os verbos no pretérito imperfeito são utilizados quando o locutor enuncia fatos ocorridos, transportados mentalmente para o momento da ocorrência, como no Exemplo 2. Observe que o autor descreve uma cena observada ou vivenciada em um momento anterior , por isso ele situa a descrição no pretérito, sinalizando que o ocorrido não está no mesmo momento da fala. Perceba a importância da concordância do verbo com outros elementos do enunciado . 

Leiam os textos da atividade proposta, destacando/grifando as formas verbais para melhor compreensão da funcionalidade dessas palavras no texto.

a. Sugestão de resposta: descrever habilidades para concorre à função de Analista de Recursos Humanos nas lojas Cia das Roupas.

 Sugestão de resposta: descrever uma cena, que é o final de feira de um bairro, para isso, faz-se a descrição do local (feira) a partir de ações desenvolvidas pelas pessoas. Observe que, apesar de termos a presença de verbos de ação, trata-se da descrição de uma ambiente.

b. v,v,v,v,f,v,v.

c. venho, sou acredito, espero, tenho.

eram, começavam, apanhavam, pechinchavam, pediam, passeavam, assaltavam, acabavam, espalhava, tomava, desmontavam, juntavam, saíam, subia, estendiam.

e.  O feirante desmontava rapidamente as barracas.
O menino de rua juntava as frutas, hortaliças, verduras, legumes.
O pedinte estendia as mãos ao político que distribuía simpatia e santinhos naquele lugar.

3. Os verbos no presente fazem referência aos (as) fatos/situações ocorridos(as) no momento da fala. Já os verbos no pretérito fazem referência aos fatos/situações ocorridos (as) em um momento anterior a fala.




Vamos observar como os verbos no pretérito imperfeito do modo indicativo funcionam em textos que descrevem experiências e/ ou situações, a exemplo do relato.

O texto explorado nessa aula se trata de um relato. Há textos em que a descrição é o tipo dominante, em outros, ela entra como uma estrutura secundária, mas igualmente importante. No relato da atividade, o autor sempre expõe situações/experiências vividas em um momento anterior, ou seja, no passado. Mesmo havendo muitos verbos de ação no relato, a descrição está muito presente, pois o foco é a apresentação da experiência.

Resposta: A

2. B
3. B
4. D
5. B, C, E


AULA 5: DESCRIÇÃO E MARCAS DA EXPRESSIVIDADE

Objetivo da aula:

• Identificar e reconhecer marcas da expressividade nos gêneros textuais poema e romance, que
apresentem a predominância da descrição a partir do uso de recursos linguísticos.

Nos gêneros textuais que apresentam a predominância da descrição, o produtor textual recorre a diversos recursos expressivos, a exemplo da comparação. Nesse sentido, essa aula será dedicada à análise da expressividade do sujeito. 
É possível observarmos que, em alguns gêneros textuais, em que há predominância de descrição, há mais recursos expressivos que em outros. Essa expressividade revela, muitas vezes, a relação que o falante tem ou mantém com o objeto descrito.

Leia o poema e responda oralmente:


a) Quais são as características da morena? 
b) Em algum momento da descrição a morena é comparada com outra coisa? 
c) Vocês acham que existe algum tipo de emoção ou sentimento da autora nesse poema?


A "morena" é descrita no poema: a jovem é bonita, meiga e tem olhos escuros, lindos e puros como como uma noite tranquila/agradável.  Observe que temos uma comparação, os olhos escuros são comparados  com a noite.  
A COMPARAÇÃO é uma figura de linguagem que estabelece uma relação de similaridade, ou seja, comparação entre duas palavras ou ideias em um enunciado. A comparação é marcada, geralmente, por conectivos: como, tal qual, tal como, assim, tão, quanto, parece etc. A comparação já sinaliza um envolvimento afetivo da autora com o objeto descrito. Nesse sentido, é possível observar que essa descrição é mais expressiva.

Texto 1 - A
Texto 2 - B
3. a. Iracema como a virgem dos lábios de mel, cabelos negros e longos, ágil e delicada. Alda Silva usava cabelos lisos e parcialmente presos, trajava vestidos colorido.
b. Iracema tem os lábios de mel (doce como o mel), os cabelos negros como as asas da graúna e os cabelos longos como o talhe da palmeira. Sorriso mais doce que o favo de jati e hálito perfumado mais que a baunilha.
4. Na língua portuguesa é possível identificar as expressões do sujeito na escrita e na fala a partir de determinadas classes gramaticais, como verbos, advérbios e adjetivos, por exemplo. Aqui, os adjetivos foram usados para exprimir pontos de vista do sujeito.

FINALIZANDO

 As marcas da expressividade do sujeito em gêneros textuais que apresentam predominância da descrição podem aparecer tanto naqueles que descrevemos “nós mesmos” como naqueles que descrevemos os “outros”. Atentem para os recursos linguísticos utilizados na descrição e que revelam expressividade, como as comparações, por exemplo .



AULA 6 – PALAVRAS QUE CARACTERIZAM OS SERES/OBJETOS


Objetivo da aula:

Identificar e reconhecer a função dos adjetivos em gêneros textuais que apresentam predominância da
descrição.

Esta Aula 6 é destinada ao estudo dos adjetivos em gêneros textuais que apresentam predominância da descrição.




Texto 1: A cadela. É branca, olhos claros, focinho preto, mansa, carinhosa, inteligente.
Texto 2: A noite de luar como objeto descrito. Clara, chorosas, formosas, luz sagrada, serena.
c. O enunciador apresenta afetividade em relação aos objetos descritos, destacando que o texto 2 revela mais traços subjetivos do autor que o 1.


AULA 7: AUTORRETRATO - Parte I. 

Objetivo da aula: Realizar uma descrição do gênero textual perfil, de modo a refletir sobre as características físicas e psicológicas de si mesmo.


 Façam seus autorretratos (selfies), escrevam os perfis e montem um livro digital para ser compartilhado entre a turma,como forma de se conhecerem melhor.








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