SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 8
AULA 01 – DIZER A MESMA COISA COM OUTRAS PALAVRAS!.
Objetivo da aula:
• Reconhecer a retextualização como processo de transformação de um texto (oral, escrito ou multissemiótico) em outro texto, na mesma ou em outra modalidade.
Nessa Sequência de Atividades, o foco será o estudo da articulação entre a
linguagem verbal e não
verbal em textos. Teremos a oportunidade de elaborar e reelaborar textos, valendo-se de
recursos semióticos para
a construção de sentidos.
Ainda, vamos explorar gêneros textuais, como
artigo de divulgação científica, esquema e infográfico.
Página 103
Leia, observando as semelhanças e diferenças entre os dois textos.
Percebam que o conteúdo
é o mesmo (o que causa
a morte das abelhas),
porém a organização e
disposição do texto são
diferentes. O Texto 2 é uma retextualização do Texto 1. Nele, são
apresentadas as mesmas
ideias do Texto 1, porém
são acrescentadas imagens, ou seja, elementos
não verbais.
a. Qual é o conteúdo temático tratado nos dois textos?
Sugestão de resposta: a temática dos dois textos é o desaparecimento das abelhas
b. Em relação à estrutura composicional, qual é a diferença entre os dois textos?
Sugestão de resposta: Ao contrário do Texto 1, o Texto 2 apresenta as informações principais
em forma de síntese, está topicalizado e traz elementos não verbais, no caso, as ilustrações das
abelhas, que colaboram para a construção do sentido do texto
c. É possível observar que o Texto 2 traz as ideias apresentadas no Texto 1, mas de forma resumida. Que
informações foram subtraídas no Texto 2?
Sugestão de resposta: no Texto 2, foram subtraídos alguns argumentos, como os de exemplificação, as fontes enunciativas das pesquisas e o discurso de autoridade.
d. As informações dispensadas no Texto 2 acarretaram prejuízos na interpretação? Justifique. Resposta pessoal.
e. A escolha pelos elementos não verbais no Texto 2 está coerente com a temática do Texto 1? Justifique.
Sugestão: espera-se que os estudantes destaquem as ilustrações das abelhas, que correspondem à temática central do texto, assim como a cor de fundo, amarela, podendo fazer alusão ao alimento produzido por elas e a própria disposição das abelhas no texto, dando ideia de desorientação.
f. Qual é a expectativa que criamos quando lemos os títulos dos Texto 1 e 2?
Sugestão de resposta: nos dois textos, há um questionamento inicial. O leitor cria a expectativa de
encontrar as respostas para o questionamento apresentado.
AULA 02 – ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - LEITURA E
INTERPRETAÇÃO.
Objetivo da aula:
• Ler e interpretar o texto, destacando ideias principais e secundárias
✋Antes de começar...✋
1. “Qual é o título do texto?”,
2. “Pelo título,
que expectativas criamos
em relação às informações
contidas no texto?”,
3. “Que relação de dependência pode
ter as abelhas com a vida
das pessoas?”.
a. Qual é o propósito comunicativo do texto?
Sugestão de resposta: explicar os motivos que ocasionam o desaparecimento das abelhas e as consequências disso para o ecossistema.
b. Qual é a importância das abelhas para a vida na Terra?
Sugestão de resposta: “As abelhas são um agente polinizador que ajudam diversas plantas a se reproduzirem. Nesse aspecto, elas são a espécie mais importante para manutenção do equilíbrio da vida na Terra. Elas polinizam mais de 70 das 100 plantas que servem de alimento para nós, impactando 90% da produção de comida do planeta”.
c. O que pode ocorrer se as abelhas desaparecerem do meio ambiente? Cite dois exemplos do texto.
Sugestão de resposta: a produção de alimentos será reduzida por não haver a polinização. Também pode trazer impactos para a indústria têxtil, uma vez que a redução do algodão estimularia a fabricação de roupas com materiais sintéticos.
d. Conforme o texto, que ações motivam o desaparecimento das abelhas?
Sugestão de resposta: o aumento do uso de pesticidas, as mudanças climáticas e uma
espécie de parasita que mata abelhas jovens e adultas são exemplos de ações que motivam o
desaparecimento das espécies.
👉Agora, em duplas destaquem as ideias principais. Sistematizarem, em forma de tópicos, os principais pontos apresentados na
introdução, desenvolvimento e conclusão do texto e façam uma SÍNTESE desse texto.😙
AULA 3
Na aula
anterior, lemos, interpretamos e fizemos uma síntese desse
texto. A partir dessa síntese, vamos construir o
gênero textual esquema, a partir das ideais exploradas no texto.
SE preferir, utilize aplicativos digitais
Nessa aula, vamos ler e interpretar
textos multissemióticos,
reconhecendo os efeitos
de sentidos provocados
somente por imagens ou
imagens associada a palavras.
Explore a
imagem:
“O que vocês observam na
imagem?”,
“O que essas
pegadas representam?”,
“Sobre a cor das pegadas,
ao que ela faz referência?”.
Atenção para a
ausência de palavras (elemento verbal) e as possibilidades de interpretação
a partir da imagem. As pegadas, socialmente falando, representam os passos, a intencionalidade de
caminhar, de seguir em
frente. Não se trata apenas
de uma simples caminhada, mas de um propósito,
inclusive de vida. A cor
verde, fazendo referência
à relva, nos faz interpretar
que precisamos “caminhar para preservar o nosso verde, nossa natureza”.
a. Que tema é retratado no texto?
Sugestão de resposta: o texto traz a temática relacionada aos conflitos entre desenvolvimento
tecnológico e preservação do meio ambiente.
b. Que elementos caracterizam a linguagem verbal e a linguagem não verbal? Justifique.
Sugestão de resposta: a linguagem verbal é caracterizada pelo enunciado “Como conciliar o conflito”. Já a linguagem não verbal é caracterizada pela figura de duas pessoas: uma representando as questões ambientais, outra o desenvolvimento tecnológico.
c. Que efeito de sentido é produzido pela articulação entre a linguagem verbal e a linguagem não-verbal?
Sugestão de resposta: é possível entender que há conflito entre as relações ambientais e o mundo de produção. Isso está materializado nas imagens, que fazem referência a duas pessoas em posição de conflito: uma representa a natureza, outra o desenvolvimento tecnológico econômico. A linguagem verbal reforça esse entendimento.
d. A partir de palavras e imagens, crie um texto para conscientizar as pessoas sobre a preservação do meio
ambiente.
Produção pessoal.
Comentários
Postar um comentário