8º ANO: Estudo da linguagem (atividades complementares 5 e 6)
Atividade 5: Estudo da linguagem
O LEÃO E O MOSQUITO
Um leão ficou com raiva de um mosquito que não parava de zumbir ao redor de sua cabeça, mas o mosquito não deu a mínima.
— Você está achando que vou ficar com medo de você, só porque você pensa que é rei? — disse ele, altivo, e em seguida voou para o leão e deu uma picada ardida no seu focinho. Indignado, o leão deu uma patada no mosquito, mas a única coisa que conseguiu foi arranhar-se com as
próprias garras. O mosquito continuou picando o leão, que começou a urrar
como um louco. No fim, exausto, enfurecido e coberto de feridas provocadas por seus
próprios dentes e garras, o leão se rendeu.
O mosquito foi embora zumbindo, para contar a todo mundo que tinha vencido o leão, mas entrou direto numa teia de aranha. Ali, o vencedor do rei dos animais encontrou seu triste fim, comido por uma
aranha minúscula.
Muitas vezes o menor de nossos inimigos é o mais terrível.
ABREU, Ana Rosa et al (Org.). Contos tradicionais, fábulas, lendas e mitos: livro do aluno. Brasilia:
MEC - Fundescola/Projeto Nordeste/SEF, 2000, p. 99. Disponível em
<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001614.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2019.
a) Que tempo verbal predomina na fábula? Justifique sua resposta com um exemplo do texto.
b) Que tempo verbal predomina no texto expositivo/informativo “Dengue: você sabia que...”? Justifique sua resposta com um exemplo do texto.
A produção escrita de textos requer do escritor a utilização de procedimentos e de recursos linguísticos que possibilitem organizar as ideias de modo coerente e coeso. Entre os recursos de coesão e coerência disponíveis na língua, temos:
➢ o pronome:
palavra que, no texto, tem função de substituir, referenciar, retomar e relacionar frases e expressões.
Com base nessa definição, observe as palavras em destaque nos trechos a seguir e responda ao que se pede.
Trecho 1
“A incidência da dengue ocorre principalmente nos países tropicais, ‘cujas condições do meio favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, seu principal vetor, e do Aedes albopictus, considerado secundário’, conforme acrescenta o CVE.”
Cujo, cuja, cujos, cujas são pronomes relativos que, além de referenciar e
substituir termos e expressões, também exprimem ideia de posse/possuidor.
- Qual é o significado do pronome relativo cujas, no texto?
- A que expressão ele se refere?
Trecho 2
[...] a dengue é uma “doença febril aguda com amplo espectro e manifestações clínicas, que podem variar desde formas assintomáticas a casos graves e fatais’”.
- Que, em destaque, é um pronome relativo de uso frequente na retomada e substituição de termos.
Trecho 3
“[...] é fundamental evitar situações em que a água possa se acumular e gerar criadouros do mosquito.”
Em que é um pronome relativo que faz referência à noção de lugar (espaço físico ou não). Equivale a no qual, na qual, nos quais, nas quais.
- Voltando ao fragmento em análise, que pronome relativo poderia ser utilizado para substituir em que? Justifique sua resposta.
➢ as aspas:
recursos gráficos que têm diferentes funções na organização textual: destacar termos, sugerir sentidos diferentes do uso de palavras, marcar a citação da fala de alguém (discurso de autoridade), indicar a transcrição (cópia) de outros textos etc.
2. Observe o terceiro e o quarto parágrafos do texto. Qual é a função das aspas, nas passagens onde elas ocorrem?
em grupo
Nesta atividade de escrita, a proposta é que você produza slogans de campanhas publicitárias. Estudamos, anteriormente, o que é slogan – frase curta, de impacto e de fácil memorização, como nas peças publicitárias analisadas no início
destas atividades: “Dengue: prevenção é a solução”.
A seguir, você encontrará alguns temas de campanhas institucionais. Crie um slogan
para cada uma delas.
a) Prevenção no trânsito;
b) Violência doméstica;
c) Maus tratos a animais;
d) Preservação do meio ambiente;
e) Tema livre (escolha um tema e crie um slogan).
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