Conjunção
1. O texto lido é ua notícia de jornal. Qual é o objetivo do texto? _______________________
___________________________________________________________________________
2. Por que o fato de um vaqueiro comer copos de vidro foi noticiado? ___________________
___________________________________________________________________________
3. Releia o primeiro parágrafo.
a. Quais são os pronomes que, no segundo período, retomam a palavra vaqueiro? _________
___________________________________________________________________________
b. Que expressão do segundo período, retomam "comer copos de vidro" do primeiro período? ___
______________________________________________________________________________
4. Que comportamento muito comum entre os seres humanos levou o vaqueiro a criar esse hábito?
______________________________________________________________________________
5. Em que época da sua vida o vaqueiro comeu mais copos?
_____________________________________________________________________________
6. "... já comeu até seis copos por dia quando conheceu sua ex-esposa.' Que tipo de relação a palavra quando estabelece entre as orações?
_________________________________________________________________________________
7.Como é o comporatmento das mulheres diante dessa habilidade do vaqueiro?
_________________________________________________________________________________
8. Você acredita que A.R seja um mágico? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________________
CONCEITO
Leia o conjunto de orações extraídas do texto lido, substituindo o símbolo # pela palavra que falta:
a. A.R. acredita # esse hábito não prejudica a saúde. ____________________________________
b. A.R. mastiga todo o produto, # não engole o fundo. __________________________________
c. "Eu vi um amigo meu comendo # criei esse hábito." _________________________________
Que palavras você empregou para completar esse conjunto de oração? _______________________
- As palavras que você empregou são conjunções. A conjunção estabelece relação entre orações.
Complete também a frase:
"... os copos são comidos acompanhados de cerveja, pinga # água nos bares com os amigos."
_______________________________________________________________________________
Neste caso, a conjunção que você empregou não está ligando orações, mas termos semelhantes dentro de uma mesma oração.
Conjunção é a palavra que liga orações ou termos semelhantes dentro de uma mesma oração.
Veja outros exemplos:
a. A cidade e as serras - No título desse livro, a conjunção e liga termos semelhantes.
b. Vencer ou vencer - No título desse livro, a conjunção ou está ligando orações.
c. Harry Potter e a câmara secreta - No título desse livro, a conjunção e está ligando termos semelhantes.
- As conjunções podem estabelecer vários tipos de relação entre as orações ou termos. Por exemplo, o período
"Eu vi um amigo meu comendo e criei esse hábito."
a conjunção e estabelece entre "ver o amigo comer" e "criar esse hábito" uma relação de adição. Adiciona-se um fato a outro.
- Identifique o tipo de relação que a conjunção mas estabelece entre as orações no período seguinte e explique sua resposta.
"As mulheres ficam meio assustadas, mas elas nunca me pediram para parar."
E a conjunção quando? Que tipo de relação ela estabelece entre as orações do período que segue?
"Ele esteve visitando a redação do Diário da Manhã na tarde de ontem para fazer uma demonstração dessa habilidade, quando comeu um pedaço de um copo."
Leia:
A. Se você vier, poderemos ir ao cinema.
B. Quando você vier, poderemos ir ao cinema.
Qual é a diferença dde sentido entre as frases A e B?
- As conjunções estabelecem relações lógicas entre trmos, orações e parágrafos. è fundamental saber empregá-las corretamente para que o texto falado ou escrito temha coesão e coerência.
1. Leia o texto que segue e identifique as conjunções, as preposições e as combinações com artigos:
2. Leia com bastante atenção o texto que segue e identifique as conjunções que podem substituir o símbolo ▖
Fonte: Gramática Escolar. Faraco & Moura. Editora Ática.1ª edição. páginas 218 -220.
Comentários
Postar um comentário