A imagem tem mais facilidade para capturar e manter a atenção do telespectador, mas o rádio tem outra função e a exerce com maestria: ele desperta a imaginação de quem está ouvindo. O rádio se transformou e se adaptou à medida que as tecnologias surgiram e avançaram, tornou-se portátil e alcançou o ambiente virtual. Entretanto, a sua expansão não se deve somente aos avanços tecnológicos. Seu sinal chega aonde nenhum outro veículo de comunicação chega, daí o alto alcance geográfico. A abrangência de caráter social se deve à própria linguagem do rádio, muito mais direta, coloquial, persuasiva e intimista. Em comparação com os outros meios de comunicação, o rádio é o mais acessível economicamente e com isso ele atinge de forma mais direta as populações de baixa renda.
https://youtu.be/jAnnP7YuyVo
O rádio não exige alfabetização do receptor. Isso, em um Brasil que tem um dos mais altos índices de analfabetismo do mundo – de acordo com os dados dos IBGE, hoje, ainda há quase 14 milhões de brasileiros, com 15 anos ou mais, analfabetos – permite que o rádio, entre os meios de comunicação, seja o de potencial mais popular e democrático.
Reunindo todas essas condições, o rádio consegue cumprir com mais facilidade a função social da comunicação, que é atender aos interesses da sociedade em nível de circulação e pluralidade da informação sem excluir ou impedir alguém de receber e da capacidade de transmissão. Afinal, a informação é considerada um direito e uma ferramenta da sociedade para compreender e se movimentar na realidade.
Potencialidades do rádio

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), na Polônia ocupada, possuir um rádio era exclusividade dos alemães. Através dele, os nazistas ficavam sabendo das novas estratégias e ouviam as músicas preferidas de Hitler. As propagandas do líder nazista estimulavam o fanatismo, transmitiam palavras de ordem e ideologias. No filme
Um Sinal de Esperança, dirigido por Peter Kassovitz, o comerciante Jakob (Robin Williams), que vive na Polônia em tempos de guerra entre nazistas e poloneses, traz esperança, otimismo e humor aos judeus ao dizer que ouviu na Rádio BBC de Londres notícias favoráveis com relação aos passos das tropas da Aliança para derrotar o exército de Hitler e outras informações que ele inventa usando a própria imaginação. O seu ato acabava por evitar que algumas pessoas se suicidassem. Quando os soldados alemães tomam conhecimento da existência de um fictício rádio, eles organizam uma repressão maior, pois não queriam que os judeus tivessem qualquer contato que lhe fornecesse informação sobre os reais acontecimentos.
O que ocorre é um líder que se legitima através do rádio, um povo aflito por viver em meio a uma guerra sem informação sobre o que está acontecendo, depois vem o nascimento de uma esperança e um curto entretenimento trazido pelas informações do fictício rádio de Jakob. Portanto, é possível perceber no filme a importância da informação, sobretudo da transmissão radiofônica que chegava muito mais rápida do que por meios impressos.
Foi na década que 30 que construíram a base para que a Era de Ouro do Rádio no Brasil acontecesse nas décadas de 40 e 50. Getúlio Vargas percebeu as potencialidades do rádio e o agregou aos seus interesses. Assim sendo, Vargas regulamentou o setor para que o governo tivesse um controle maior sobre o rádio, isentou ouvintes de taxas para que os aparelhos fossem instalados em suas casas e permitiu a veiculação de anúncios comerciais que tornaram as bases econômicas mais sólidas para a sobrevivência das rádios e promoveram o avanço do setor.
Repressão contra sambistas
Essas mudanças proporcionadas por Vargas estimularam o consumo nas massas e culminaram, entre várias outras coisas, no fortalecimento do poder político e sua popularização. A propaganda política tinha o objetivo de envolver multidões. O programa A Voz do Brasil, por exemplo, tinha caráter informativo, cívico e cultural. Por meio do programa, o governo iniciou a divulgação de seus discursos oficiais e atos para obter apoio, do mesmo modo que fez a exaltação do patriotismo. O programa, porém, teve grande rejeição popular.

A utilização do rádio uniu a propaganda do regime e o transformou em um instrumento para promover educação e cultura. Mas como nem tudo são flores e é necessário olhar os dois lados: essa “troca de favores” entre a classe do setor e o governo varguista proporcionou a participação de certo controle da imprensa. O rádio não escapou da censura do Estado Novo, houve o veto a notícias negativas para o governo, principalmente as relativas a problemas econômicos, e a aplicação de multas, perseguições e fechamentos de veículos.
Mesmo durante esse regime autoritário, a censura era mais leve quando se tratava de humor e música. Esta última foi classificada pelo governo como importante no processo formador da cultura nacional. O governo se preocupou em eleger um estilo que representasse o cidadão brasileiro. Aí surge o samba como representante do ritmo nacional. Apesar disso, Vargas adotou medidas de repressão contra os sambistas. Pois, para o governo, a figura do malandro e boêmio, presente em muitas letras, batia de frente com a política trabalhista de Vargas.
A Era de Ouro
Os sambas foram obrigados a se moldarem, caso contrário não haveria autorização para o registro da obra e veiculação nas emissoras. Após as modificações nas letras, o samba deixou de lado seu caráter regional, de periferia, e passou a ser consumido também pelas camadas elitistas da sociedade.

A história do rádio no Brasil também foi marcada pela entrada do país na Segunda Guerra Mundial. O acontecimento despertou grande interesse público, só que, diferentemente do que acontece no filme
Um Sinal de Esperança, durante o conflito mundial os brasileiros puderam acompanhar o desenrolar da guerra. O fim da batalha foi noticiado no Brasil e as emissoras festejaram, pois junto dele adveio a queda do Estado Novo e as rádios avançaram mais de acordo com a democracia caminhando para a Era de Ouro do rádio.
***
2ª Atividade:
Agora diga o que você entendeu sobre o Rádio, sua importância e função social. Redija um texto explicando suas ideias.
3ª Atividade:

1. Vamos conhecer um filme que tem o Rádio como protagonista.
O engraçado radialista Adrian Cronauer é enviado ao Vietnã para levar um pouco de comédia à vida dos soldados. Cronauer choca seu superior, o Sargento Major Dickerson, com sua visão irreverente de guerra. Dickerson tenta censurar o programa de Adrian que, com a ajuda da garota vietnamita Trinh, quem lhe mostra a verdade sobre a guerra.
4ª Atividade:
Divididos em dois grupos, vocês farão a leitura compartilhada do conto "A Cartomante" de Machado de Assis e criarão uma logomarca para a Rádio Latorre usando o aplicativo Canva.
5ª Atividade:
Nesta atividade vocês irão conhecer uma emissora de rádio. A Mix FM
https://youtu.be/Cqmev01bV3I , assistirão a um trabalho dos alunos de Radio e TV da FAAP ( Fundação Armando Alvares Penteado) baseado no conto A Cartomante de Machado de Assis https://youtu.be/soMIrjrH5SE , ao primeiro capítulo da radionovela Herança de ódio, exibida pela TV Globo
Explorando o conto de Machado de Assis
1. Quem são os personagens do conto "A Cartomante? Quais são as suas características?
2. Qual é o enredo do conto? Qual é a temática principal? Resuma em um parágrafo.
3. Vocês sabem o que é uma adaptação? Quais elementos são necessários para uma adaptação? Conhecem exemplos de adpatação?
4. Você acha que esse conto daria uma boa adaptação? Por quê?
5. O que você conhece sobre radionovela? Que elementos estão presentes numa radionovela?
6. Qual seria o ponto-chave do conto A Cartomante? Quais efeitos sonoros e quanto tempo duraria esta adaptação?
1. Conheça a seguir um exemplo de roteiro de radionovela
a. Qual é a obra que foi adaptada para radionovela?
b. Qual é o tempo previsto para a radionovela?
c. No roteiro, observe as duas colunas. Que elementos elas mostram? Como esses elementos se diferenciam? Dê exemplos do que encontramos na coluna da direita e na coluna da esquerda.
d. Esses elementos são necessários para quê? Você acrescentaria algo mais? O quê?
2. Produção Textual:
Escreva agora o roteiro da obra escolhida para a radionovela. Releia o conto que será adaptado para radionovela. Planeje-a para que não exceda 5 minutos. Pense quais pontos da obra serão importantes e relevantes (contexto histórico, linguagem, idade, gênero, características dos personagens que querem focalizar).
Construa o roteiro nos moldes do exemplo estudado na atividade anterior (duas colunas) com narrador, efeitos sonoros, diálogos com as informações de dramatização e fundo musical.
Roteiro de programa de rádio


Mini Radionovela – ROTEIRO
Narrador: Começa agora a sua mini radionovela baseada no conto “A cartomante” de Machado de Assis. Essa história é surpreendente e rica em emoções e conta a história de um triângulo amoroso e a Cartomante.
Depois de mais um dia de trabalho, Camilo chega em casa e verifica que chegou correspondência de seu amigo Vilela.
Camilo entra, afrouxa a gravata, penduraseu chapéu, senta-se ao sofá a abre a carta do seu amigo de infância.
Vilela: Caro amigo Camilo.
Saudações, estamos regressando para a nossa cidade esse final de semana e desejo que se empenhe em conseguir uma casa no bairro para mim e minha formosa esposa, larguei o magistério e irei assumir a banca de advogado na cidade, chego sábado às 10h. Até breve.
Vilela.
Narrador: Camilo vaibuscar o jovem casal no dia e hora marcada. O momento é de alegria! Estendendo-lhe a mão Rita fala.
Rita: Olá senhor, meu marido fala muito no senhor, ele é realmente seu amigo.
Camilo e Vilela se olham e sorriem.
Narrador: E Camilo observando conclui que o amigo não mentiu nem exagerou sobre os atributos da esposa. Ela era realmente formosa e tinha olhos cálidos e uma boca fina einterrogativa.
Ficaram muito próximos nesses dias. Estavam sempre juntos, até que um certo dia...
Camilo: Vilela, Vilela. Vocês estão em casa?
Rita: Vilela, Camilo está a chamar e parece aflito.
Vilela: Oi Camilo, como vai, entra.
Camilo: Aos prantos diz: perdi minha mãe, minha mãe acabou de falecer Vilela, estou só no mundo!
Choro de Camilo
Narrador: Vilela foi buscar o amigo no portãoenquanto Rita foi preparar uma água com açúcar para que ele se acalmasse.
Os amigos se dividiram para apoiar o amigo inconsolável. Vilela cuidara nos dias seguintes do funeral e do inventário enquanto Rita passou a cuidar do seu emocional.
E cada dia Rita e Camilo tornaram-se mais próximos.
E Rita foi visitá-lo.
Rita: Boa tarde Camilo. Vim para te dar uma ajuda. Estive pensando e acho que vocêprecisa rir um pouco. Sair um pouco. Vamos ao teatro?
Camilo reticente: não sei Rita se seria uma boa companhia, estou ainda muito triste.
Rita: por isso mesmo. Não é um convite é uma ordem, vamos?
Narrador: Camilo sente uma sensação de forte atração subir pelo seu corpo, pois Rita o segura pela mão e o abraça, apertando-o contra seu corpo.
E os encontros foram se tornando cada dia maisfrequentes, e eles sempre estavam juntos, rindo, lendo, jogando dama e xadrez que Camilo havia lhe ensinado. Quando ela não estava na casa dele, ele estava na casa deles. E no dia seguinte Rita foi a sua constante visita.
Rita: Camilo; posso chegar?
Camilo: claro. Rita, entre.
Narrador: E os dois conversaram animadamente aquela tarde e na hora da despedida.
Camilo: adoro estar em suapresença, você tem me ajudado a superar essa perda enorme, mas o Vilela pode achar ruim esses nossos encontros, acho melhor você ir.
Rita: Ah... Não queria ir não. O Vilela é tão sério, mal conversa trivialidades, está sempre tão envolvido com o trabalho. Posso te dar um abraço?
Camilo: Claro. Adoraria.
Narrador: E nesse contato eles se beijam apaixonadamente
Camilo: não Rita! Nãopodemos! O Vilela é meu amigo de infância.
Rita: é estamos loucos, mas não podemos negar que estamos atraídos, muito atraídos, me sinto tão feliz ao seu lado Camilo, não me julgue mal.
Camilo: Não queria te constranger, também sinto atração, mas não podemos...
Narrador: E cada dia se tornava mais difícil de não perceber a proximidade dos dois. A afinidade e demoradas conversas em lugarespúblicos e toques nas mãos e no rosto ao falarem em público.
Na véspera do aniversário de Camilo. Rita prepara uma comemoração com bolos, petiscos e bebidas para festejar.
Vilela e Rita saem para comprar o presente de Camilo
Vilela, sempre desligado. Nada percebia até que houve um comentário sobre os dois de um colega muito honrado do trabalho.
Colega de trabalho do Vilela: Vilela você...
Como é trabalhar em uma rádio
Comentários
Postar um comentário